Topo

Twitter de Lula divulga carta a Paulo Henrique Amorim; políticos lamentam

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

10/07/2019 10h59

Por meio da conta oficial no Twitter do ex-presidente Lula, preso em Curitiba, foi divulgada hoje a última carta que ele escreveu ao jornalista Paulo Henrique Amorim, que morreu aos 76 anos.

Na carta, que também havia sido reproduzida no blog de Amorim, o Conversa Afiada, o ex-presidente o elogia pelas críticas ao juiz e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

"Querido Paulo Henrique Amorim, parabéns pela faca afiada sobre o projeto do Moro. Só ajuda promotores, ou seja, acusadores e os juízes. Pergunta: como fica a defesa?", diz a carta.

O trecho faz referência ao fato de Paulo Henrique Amorim ter dito que o ministro Moro teria um projeto de poder sobre o Brasil. Em seu blog, Amorim fazia duras críticas ao governo Bolsonaro. Ao mesmo tempo, era um grande defensor do ex-presidente Lula.

A ex-presidente Dilma Rousseff, ex-candidatos à Presidência como Ciro Gomes, Fernando Haddad e Manuel D'Ávila e os governadores do Maranhão, Flávio Dino, e da Bahia, Rui Costa, entre outros políticos, também expressaram pesar pela morte do jornalista.

Em nota, a bancada do PT na Câmara dos Deputados também lamentou a morte do jornalista.

"A sua trajetória profissional o coloca como referência obrigatória no jornalismo democrático, crítico e ligado às causas nacionais e populares. Sua morte enfraquece o jornalismo brasileiro, sobretudo num momento em que a sociedade necessita de vozes combativas para defender a democracia e enfrentar os inúmeros retrocessos em curso no país", diz o comunicado.