Topo

Simone e Simaria encerram polêmica e cantam "Iemanjá": "País é livre"

A dupla baiana Simone e Simaria (FOTO: Reprodução) - A dupla baiana Simone e Simaria (FOTO: Reprodução)
A dupla baiana Simone e Simaria (FOTO: Reprodução) Imagem: A dupla baiana Simone e Simaria (FOTO: Reprodução)

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

09/08/2019 04h00

Após Xanddy, vocalista do Harmonia do Samba, Simone e Simaria também foram acusadas pelo público de intolerância religiosa por não cantarem o nome "Iemanjá", entidade das religiões de matriz africana que é identificada como rainha do mar, durante o Música Boa Ao Vivo, anteontem. Hoje, as "coleguinhas" encerraram a polêmica e cantaram para o UOL o verso da música do Natiruts.

"Quer que eu cante? Flores brancas, paz e Iemanjá!", interpretou Simone, acompanhada da irmã, nos bastidores de uma sessão de fotos da Festa do Peão de Barretos, da qual a dupla foi escolhida embaixadora.

Simaria esclareceu por que não cantou "Iemanjá" durante a apresentação com Iza, Gloria Groove e Matheus & Kauan no programa do Multishow.

"Eu nem sabia cantar aquilo. Vou mentir para vocês? Eu estou de mudança, as minhas malas todas no meio do quarto. Eu disse: 'Simone, eu vou jogar pra tu, porque não sei cantar essa música não!'. Tem outra coisa. Todo mundo escolheu junto, cara. Temos um grupo [no WhatsApp] em que todos concordaram com aquela música", explicou.

"É porque o povo fica criando situações...", disse Simone, sendo interrompida pela irmã: "O povo é sem-vergonha mesmo".

Simone afirmou respeitar todas as religiões e ressaltou que os brasileiros são livres para praticar a fé pela qual simpatizam mais, sem preconceitos.

"É a maior besteira do mundo! Meu amigo, se você quiser tocar o seu tamborzinho, toque o seu tamborzinho! Se quiser ajoelhar e ir para a igreja, vá para a igreja! Nós vivemos em um país livre e as pessoas têm que parar com isso. Se você é feliz na sua religião, está ótimo, está massa!", opinou a cantora.

Durante o Música Boa, a dupla também cantou o hino gospel Deus de Promessas, de Davi Sacer. As irmãs, inclusive, já foram chamadas para gravar a canção religiosa.

"Recebemos um convite, mas a Simaria estava tratando o probleminha de saúde. Recebi o convite do Davi Sacer para gravar o louvor. Quando pediram uma música inusitada, pensei que seria bem legal cantá-la [no programa]", afirmou Simone.

Segundo a assessoria de Simone e Simaria, o formato do Música Boa é um encontro musical: "Além das nossas músicas, cantamos com os outros convidados, a música de abertura e encerramento com todos. As músicas em conjunto são definidas em comum acordo com os convidados, antes do programa. Antes da definição final do repertório, houve algumas mudanças até chegar na música que todos concordassem de cantar. Durante o musical, não são todos que cantam a música inteira juntos. Há partes e partes para compor a apresentação".