Topo

Novela

A Dona do Pedaço


Atriz fala de cena em que Britney revela ser trans: "Aconteceu comigo"

Glamour Garcia é Britney, ex-Rarisson, que vai balançar a família em "A Dona do Pedaço" - João Cotta/Globo
Glamour Garcia é Britney, ex-Rarisson, que vai balançar a família em "A Dona do Pedaço" Imagem: João Cotta/Globo

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

10/08/2019 04h00

O primeiro beijo entre Britney (Glamour Garcia) e Abel (Pedro Carvalho) rolou anteontem, em A Dona do Pedaço, e a contadora da fábrica de Maria da Paz (Juliana Paes) está cada vez mais confiante em contar para o cozinheiro português que é uma mulher transgênero. A cena está programada para ser exibida no próximo dia 21 e já foi gravada pelos atores. Nela, Abel briga com Britney quando ela conta a ele que é uma mulher que nasceu no corpo de um homem.

Ao UOL a atriz que interpreta Britney, que também é trans, contou como foi a gravação e como a sequência é essencial aos personagens.

Abel (Pedro Carvalho) beija Britney (Glamour Garcia) - Reprodução/Globo
Abel (Pedro Carvalho) beija Britney (Glamour Garcia)
Imagem: Reprodução/Globo
"A revelação é muito importante dentro da trajetória da Britney com o Abel. E como atriz também foi muito importante para mim, porque foi uma cena com teor trágico. É um momento interessante para os dois, que estão sempre no lado cômico da novela. A coisa de não contar a verdade é como uma comédia na trama. O Pedro é um ótimo ator, amigo, companheiro de cena incrível. O nível foi lá em cima. Tínhamos material, conteúdo", diz Glamour.

Na vida de pessoas trans, como ela e Britney, a atriz afirma que esse tipo de situação --de ter de contar que é transgênero-- é comum.

"Não me relembrou de nenhum momento específico que eu tenha passado, mas é uma situação recorrente. Aconteceu comigo várias vezes, como acontece com todas as pessoas trans. É uma situação delicada", explicou.

Assim como está acontecendo com Britney, que vem buscando um momento adequado para conversar com Abel, Glamour defende que a pessoa trans tem o direito de contar ou não sua condição.

"Ser trans é um fato sobre a pessoa que muitas vezes é usado contra ela. Existe preconceito, mas é o fato central da vida dessa pessoa. Contar ou não e saber o momento apropriado vai da decisão de cada um, dentro do seu direito de se sentir segura. O mais importante é pensar no bem estar da pessoa trans, afinal de contas, é importante para ela, trata-se de um momento delicado. Não é uma informação fácil de ser compartilhada."

Para a atriz, no entanto, a revelação também pode provocar surpresa. "Essas conversas podem gerar muitas situações incômodas e, às vezes, tristes. Mas também podem surpreender positivamente. A gente tende sempre a achar que vai ter um acontecimento negativo, porque a sociedade é preconceituosa, mas é só uma tendência."

A Dona do Pedaço