Topo

Iris Bruzzi defende liberdade sexual da mulher: "Tudo mudou para melhor"

A atriz Iris Bruzzi - Reprodução/Youtube
A atriz Iris Bruzzi Imagem: Reprodução/Youtube

Rafael Godinho

Do UOL, no Rio

10/09/2019 04h00

Iris Bruzzi se considera uma mulher à frente do seu tempo e, aos 84 anos, se diz a favor da liberdade sexual feminina. A artista exalta a evolução comportamental da sociedade e diz que hoje as mulheres são verdadeiramente donas do próprio corpo.

"Quando comecei no teatro de revista, as pessoas achavam as roupas muito pecaminosas. Atualmente, minhas netas acham que aquilo é um pijama. É muito engraçado." E completa: "Hoje também existe um respeito maior do homem em relação aos desejos da mulher".

Iris relembra que, antigamente, até para se relacionar era difícil. "Tudo mudou. Namorar em casa é uma coisa que não existia no meu tempo. Hoje, é preferível que o ficante ou namoradinho fique em casa com a menina, porque na rua está mais perigoso", compara.

Iris Bruzzi começou a atuar em 1958 - Reprodução/ Facebook - Reprodução/ Facebook
Iris Bruzzi começou a atuar em 1958
Imagem: Reprodução/ Facebook

A atriz relata o sofrimento das mulheres, que tinham a vida sexual ditada por valores morais machistas. "Antigamente, quando a moça perdia a virgindade, diziam que ela havia perdido a honra. Honra é uma pelinha no meio das pernas? Ela é muito mais do que isso. Acho que tudo mudou para melhor", reforça.

Iris se revolta ao ver outras senhoras de sua geração, ou até mulheres mais jovens, julgando artistas como Anitta pelo que ela veste ou canta. "Vejo com bons olhos essa geração de mulheres fortes ganhando destaque na mídia", dispara.

Iris Bruzzi nos anos 70 - Reprodução/ Facebook - Reprodução/ Facebook
Iris Bruzzi nos anos 70
Imagem: Reprodução/ Facebook

A veterana também é favorável a outras mudanças na sociedade, como as conquistas LGBTQ+. "Sou totalmente a favor do casamento gay. Se as pessoas se amam, não há motivos para não ficarem juntas. Ninguém escolhe quem ama", defende.

Iris afirma que tenta ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no mundo e vê com bons olhos as transformações sociais. "Evolução é isso mesmo. Se você ficar parado, a vida passa por cima de você feito um trator. Tomo muito cuidado com isso para não ficar ultrapassada", conclui.