Topo

Briga por boy e xingamento: por que as mulheres de A Fazenda são tóxicas

Tati Dias e Bifão estão em guerra declarada em A Fazenda - Divulgação/Antonio Chahestian/Record TV/Montagem UOL
Tati Dias e Bifão estão em guerra declarada em A Fazenda Imagem: Divulgação/Antonio Chahestian/Record TV/Montagem UOL

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

26/09/2019 04h00

"Bebeu, ficou dançando e mostrando a bunda. E é mãe de uma menininha." A frase de Andréa Nóbrega com relação a Drika Marinho, em "A Fazenda", retrata a rivalidade e a falta de sororidade que dominam as relações entre as participantes mulheres do reality show da Record. E mostra a reprodução de conceitos muitas vezes machistas.

Uma internauta questionou no Twitter: "Se fosse o André beijando, transando e dançando ninguém ia estar falando nada. Só por que ela é mulher e mãe não pode?".

Outras que têm demonstrado agressividade são Tati Dias e Bifão. As duas vivem em animosidade e trocando ofensas. Recentemente, uma declaração de Tati chamou a atenção dos espectadores. Ela afirmou que Bifão "já devia ter dado para o [Marcos] Mion", referindo-se ao apresentador do programa, em uma tentativa de ofender a rival depois que ela se livrou da roça.

Desmerecer uma mulher e justificar seus méritos com sexo é apenas um dos comportamentos que vêm sendo criticados por quem acredita na força da união feminina —mesmo em situação de disputa, como é o caso de um reality show. O público do programa se indignou com a acusação. Mas se sensibilizou por Marcos Mion, lançando a hashtag #respeitaomion, que ficou entre as mais postadas ontem. Sobre Bifão, nada.

As participantes já brigaram também por causa de homem e já se chamaram de malucas.

Veja, abaixo, 3 provas de que as participantes de A Fazenda precisam melhorar.

Briga por causa de boy

Bifão se revolta durante briga com Tati Dias - Reprodução/PlayPlus - Reprodução/PlayPlus
Imagem: Reprodução/PlayPlus

Em um episódio bastante similar ao que ocorreu com Marcos Mion, Tati e Bifão usaram o ator Caio Castro para atacar uma a outra. As duas tiveram uma briga feira durante uma festa e disseram que o ator de A Dona do Pedaço foi o pivô de um conflito que elas tiveram fora do reality.

"Peguei sim. Tu é namorada dele agora?". Revoltada, Bifão rebateu: "Eu moro na casa dele". "Ela fica falando que mora com o Caio. Beleza, mas eu que fiquei com ele, eu que ele c**** toda segunda. Gente. não me importo", complementou Tati para outras peoas. Bifão, para tentar de novo humilhar a colega de confinamento, disse que Tati já tinha feito "suruba" com Caio.

"Você fica com o lixo"

Tati Dias chora após delegação de tarefas - Reprodução/PlayPlus - Reprodução/PlayPlus
Imagem: Reprodução/PlayPlus

Em uma nova ofensiva, Bifão decidiu que queria humilhar a rival. Então, depois de ser coroada fazendeira, ela teve que atribuir funções para cada um dos participantes. Decidiu que era papel de uma mulher cuidar da limpeza e encarregou Tati de realizar o trabalho.

"Você fica com o lixo, pode ser?", decretou Bifão, provocando um constrangimento. "A única coisa que eu não queria fazer era o lixo", desabafou Tati, chorando.

Chamou de maluca

Andréa Nobrega e Drika Marinho discutem - Reprodução/Playplus - Reprodução/Playplus
Imagem: Reprodução/Playplus

Os momentos tóxicos de A Fazenda não estão restritos a Tati e Bifão. Andréa Nóbrega e Drika Marinha também se envolveram em uma briga feia, com direito a mais humilhações e referências às famílias de cada uma.

"Ela não come [nossa comida], porque nossas mãos são sujas e cheias de bactéria", declarou Drika. Andréa rebateu: "[Drika] Fala na minha cara, se enxerga garota! Cresça e apareça. Olha a sua idade para a minha". Com esse argumento, Drika se estressou, e começou a chorar. "Eu tenho 40 anos e sou mãe de dois filhos também, tá maluca", "Maluca é você", disse Andréa.