Topo

Maju comandará Jornal Hoje de pé: "Estou acostumada na previsão do tempo"

Maria Júlia Coutinho no cenário do Jornal Hoje - Fábio Rocha/TV Globo
Maria Júlia Coutinho no cenário do Jornal Hoje Imagem: Fábio Rocha/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

27/09/2019 13h42

O Jornal Hoje terá duas novidades a partir da próxima segunda. Além do comando de Maria Júlia Coutinho, sucessora de Sandra Annenberg, o telejornal terá uma nova forma de apresentação. Maju não se sentará na bancada e informará as notícias de pé.

"A bancada agora está menor e mais alta, servindo como apoio para a apresentadora e permitindo interação mais fluida com os comentaristas. Maju comanda o jornal de pé, em um cenário que ganha detalhes mais alaranjados, que aquecem o ambiente", explica a Globo. Maju já se sente adaptada ao novo cenário: "Já estava acostumada a ficar de pé, na previsão do tempo. Para mim, essa possibilidade de movimentação facilita a comunicação".

Maju assume o Jornal Hoje após ser promovida na Globo e entrar nos rodízios do próprio telejornal, do Fantástico e do Jornal Nacional, do qual foi a primeira apresentadora negra. "Foi um ano de estreias importantes para mim. A sensação que tenho é que cada etapa me preparou para a seguinte, para este momento de estar diariamente no comando de um telejornal", avalia.

Na Globo desde 2007, a jornalista tornou-se responsável pela previsão do tempo em São Paulo em 2013, e dois anos depois ficou conhecida em todo o Brasil como a primeira moça do tempo negra do Jornal Nacional. Maju admite que sentirá falta de cobrir a meteorologia na emissora.

"Deixa uma saudade boa, porque sempre tive muito prazer nessa função. Fui muito feliz apresentando a previsão do tempo e esse lugar me abriu muitas portas. Fiz essa transição de uma maneira muito legal, aos poucos. Agradeço por tudo e agora é hora de seguir em frente. Foi um encerramento de ciclo bonito para começar um novo, para o qual estou muito animada", afirma.

Formada em jornalismo na faculdade Cásper Líbero, Maju teve sua primeira experiência na TV como monitora do programa Edição Extra, produzido por universitários e exibido pela Gazeta, da mesma fundação que administra o curso superior. Este trabalho foi fundamental para a então estudante seguir na televisão.

"Na faculdade, a gente passa por alguns laboratórios e, já naquela época, percebi que o vídeo seria um caminho, me pegou pelo coração. Nesse sentido, o hard news esteve sempre no meu horizonte. Mas, na previsão do tempo ou no hard news, o objetivo é levar para o público a notícia de uma maneira simples e consistente, para que faça sentido para todos. Foi o que busquei fazer na previsão do tempo, que é um assunto às vezes técnico. Espero conseguir no JH também", projeta.