Topo

Domingos Montagner: Casa do ator se torna centro cultural com foco no circo

Domingos Montagner em cena na novela "Velho Chico", da TV Globo - Divulgação
Domingos Montagner em cena na novela "Velho Chico", da TV Globo Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

30/09/2019 14h18

Três anos depois da morte do ator Domingos Montagner, que se afogou no Rio São Francisco durante as filmagens da novela Velho Chico, a casa onde ele passou a infância, na Zona Leste de São Paulo, se tornou um centro cultural em sua homenagem.

A novidade foi revelada no Fantástico, na noite de ontem. Luciana Lima, viúva do ator, conduz o projeto, que tem foco no circo, uma das grandes paixões de Montagner.

Batizada de Casa Domingos Montagner, a iniciativa mira em jovens de escolas públicas. A ideia é oferecer cursos de diversas modalidades artísticas, mas o teste será feito com a profissão de palhaço.

Isso porque Montagner era um grande admirador e praticante da arte circense. "O palhaço dele era aquele palhaço mais fechado, mais sisudo, acha que é dono da verdade, mas que, no final das contas, é tão pastelão, tão trapalhão quanto o parceiro dele, o excêntrico", contou Lima.

"Ele tinha uma grande admiração pelo Dedé, quando fazia dupla com o Didi, que era, assim, imbatível. Ele conheceu Dedé Santana. Ele ficou muito feliz, parecia um menino", lembrou ainda.

Sobre o novo projeto, ela refletiu: "Acho que círculo fecha bem harmonicamente. Professor, educação, arte. Agora, a arte vai usar a educação para o desenvolvimento desses jovens".

Fantástico visita galpão que guarda relíquias da carreira de palhaço de Domingos Montagner - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
Fantástico visita galpão que guarda relíquias da carreira de palhaço de Domingos Montagner
Imagem: Reprodução/Globoplay