Topo

Pedro Neschling revela usar aparelho auditivo há 4 anos

Pedro Neschling usa camiseta com os dizeres "Surdos que ouvem" - Reprodução/instagram
Pedro Neschling usa camiseta com os dizeres "Surdos que ouvem" Imagem: Reprodução/instagram

Do UOL, em São Paulo

05/10/2019 08h46

Pedro Neschling usou as redes sociais para contar aos seus seguidores que praticamente não ouve determinadas frequências e usa aparelho auditivo há quatro anos.

Vestindo uma camiseta onde se lê "surdos que ouvem", ele contou que levou um tempo para aceitar a deficiência.

"Pouca gente sabe mas eu sou deficiente auditivo. O famoso surdo. 'Ah, Pedro, como assim? Mas você não ouve?'. Sim, apesar da minha grave perda em algumas frequências - eu praticamente não escuto agudos - tenho a capacidade de ouvir um tanto".

Filho do maestro John Neschling e da atriz Lucélia Santos, Pedro disse que se recusou a encarar durante muito tempo que precisava recorrer ao aparelho auditivo. "Não por preconceito, porque juro que nunca vi qualquer problema nisso. Mas tampouco entendia que isso pudesse ser normal, como usar óculos é", relatou.

Ele disse que depois de décadas sofrendo começou a usar o aparelho há quatro anos. "E já não sei como levei minha vida antes disso", continuou. Pedro falou ainda sobre a necessidade de debater o assunto.

"Somos 30 milhões de surdos no Brasil. Isso mesmo, 14% da população. Precisamos falar mais sobre isso e tornar natural a compreensão da surdez. Informar sobre a reabilitação auditiva, fundamental pra quem tem essa deficiência."

Pouca gente sabe mas eu sou deficiente auditivo. O famoso surdo. "Ah, Pedro, como assim? Mas você não ouve?". Sim, apesar da minha grave perda em algumas frequências - eu praticamente não escuto agudos - tenho a capacidade de ouvir um tanto. E assim ao longo da vida eu me recusava a encarar a verdade: que eu precisava usar aparelho auditivo. Não por preconceito, porque juro que nunca vi qualquer problema nisso. Mas tampouco entendia que isso pudesse ser normal, como usar óculos é. Depois de décadas sofrendo as consequências sociais de não escutar normalmente, comecei a usar aparelho há 4 anos. E já não sei como levei minha vida antes disso. Você que escuta normalmente não faz ideia da dificuldade que é ser surdo sem auxílio. Sobretudo porque se trata de uma deficiência "invisível", difícil de fazer quem não sofre entender. Outro dia postei uma foto em que meu aparelho aparecia e me colocaram em contato com a @cronicasdasurdez. E então conheci a linda campanha #surdosqueouvem que ela encabeça. Fiquei muito emocionado! Somos 30 milhões de surdos no Brasil. Isso mesmo, 14% da população. Precisamos falar mais sobre isso e tornar natural a compreensão da surdez. Informar sobre a reabilitação auditiva, fundamental pra quem tem essa deficiência. Se você é surdo que ouve ou conhece alguém que é, me conta aqui. Marca seu amigo. Deem uma olha na hashtag. Vamos espalhar amor e inclusão.

Uma publicação compartilhada por 𝙿𝚎𝚍𝚛𝚘 𝙷𝚎𝚗𝚛𝚒𝚚𝚞𝚎 𝙽𝚎𝚜𝚌𝚑𝚕𝚒𝚗𝚐 (@pedroneschling) em