Topo

Famosos lembram alegria de Jorge Fernando em despedida do diretor no Rio

Lola Ferreira

Colaboração para o UOL, no Rio

29/10/2019 11h41Atualizada em 29/10/2019 20h08

Nomes importantes da classe artística compareceram na manhã de hoje ao Teatro Petra Gold, no Leblon, bairro da zona sul carioca, para se despedir e render homenagens ao diretor Jorge Fernando, morto no último domingo (27) aos 64 anos. A cerimônia de cremação aconteceu na tarde de hoje no Cemitério da Penitência, na zona norte do Rio. A característica mais marcante do diretor lembrada pelos amigos foi a alegria.

A mãe do diretor, a atriz Hilda Rebello, sentiu-se mal e saiu cerca de 10 minutos antes do fim da cerimônia de cremação, acompanhada da irmã e da sobrinha do diretor. O palco da sala Marília Pêra do Teatro Petra Gold, onde o corpo do diretor foi velado, emulou um grande cenário teatral, com fotos, imagens de TV e referências a São Jorge, de quem o diretor era devoto. O cenário, doado pelo cantor Zeca Pagodinho, continha imagens de São Jorge, Cosme e Damião e Ogum, além de coroas de flores. Duas TVs reprisavam momentos marcantes de Jorge Fernando como ator.

A apresentadora Xuxa chegou por volta das 11h10 ao velório e lamentou a morte do amigo. Em fala rápida à imprensa, ela definiu o diretor como um cara "do bem" e "muito família".

Acompanhado de Angélica, Luciano Huck falou sobre o tamanho da perda de Jorge Fernando para a cultura. "Essa tristeza de velar Jorge Fernando não combinava com a vida dele. Então a sensação que a gente tinha era que a qualquer hora ele ia sair e falar que não era verdade", disse.

"Perde a arte, mas fica para a história da televisão e do teatro. Ele vai ser relembrado num capítulo muito relevante do que é a cultura hoje", completou Huck.

Ao UOL, Angélica falou bastante emocionada sobre sua relação com Jorge Fernando, que a chamava de "menina anjo". "Na verdade, ele quem era o anjo da minha vida e vai continuar sendo", disse a apresentadora.

O casal causou alvoroço ao chegar no local do velório, com empurra-empurra e princípio de briga entre fãs de Jorge Fernando que estavam na porta do local. Todos queriam vê-los de perto.

A atriz e apresentadora Cissa Guimarães disse acreditar que a luz de Jorge Fernando era "imensa demais para este mundo". "A luz dele agora é para todo mundo, para alcançar outros planetas."

Elba Ramalho também fez votos de que a alegria do diretor continue em outro plano. "Que ele seja feliz e siga sorrindo e fazendo coisas boas, como ele sempre fez."

Marieta Severo lamentou a falta que o diretor vai fazer para toda a classe artística. Chamando-o carinhosamente de Jorginho, Marieta lembrou a alegria de trabalhar com ele. "O Jorginho transformava tudo em diversão, em festa. Ele fazia nosso trabalho ser leve, alegre, pra cima. Essa era tônica do trabalho dele no trabalho e na vida."

O autor Walcyr Carrasco, no ar com a novela A Dona do Pedaço, relembrou a parceria com Jorge Fernando na novela Alma Gêmea (2006).

A atriz Fernanda Rodrigues relembrou que Jorge Fernando foi o primeiro diretor a dar oportunidade a ela como atriz, em Vamp. Protagonista da mesma novela, Claudia Ohana lamentou a morte do parceiro de trabalho. "A gente perdeu um gênio. Para mim, ele é uma pessoa muito querida e importante."

Também se despediram os atores Isabelle Drummond e Rafael Vitti, protagonistas de Verão 90, última novela dirigida por Jorge Fernando. Eles não falaram com a imprensa.

O autor Silvio de Abreu esteve presente assim como os atores Elizabeth Savalla, Claudia Raia, Cristiana de Oliveira, Juliana Alves, Nicette Bruno, Maria Zilda, Louise Cardoso, Ney Latorraca, Andrea Beltrão, entre outros.

A atriz Maria Carol, sobrinha e pupila do diretor, disse que encontra conforto no fato de que os últimos anos foram complicados para a saúde do tio e que agora, enfim, ele descansou.

"A única coisa que me conforta é pensar que a energia dele que a gente sabe que ele tem, a pessoa que ele era, a fortaleza, a energia, já não estava mais cabendo naquele corpo. Desde 2016, 2017, que ele teve o AVC e descobriu algumas coisas, a gente percebia que estava difícil, que ele não estava feliz naquele corpo", disse ela na porta da sala Marília Pêra, onde o diretor foi velado.

Morre o ator e diretor Jorge Fernando no Rio de Janeiro

Band Notí­cias
Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que informou a legenda da foto 14 do álbum incluído na matéria, a artista fotografada é Cissa Guimarães, e não Claudia Ohana. A informação foi corrigida.