Topo

Wanessa relembra depressão e preconceito com quem tem "tudo" e fica triste

Wanessa  - Manuela Scarpa/Brazil News
Wanessa Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

Rafael Godinho

Do UOL, no Rio

05/11/2019 04h00

Wanessa Camargo está mais leve. Ela falou com UOL sobre a nova fase da carreira e o seu processo de autoconhecimento após sofrer de depressão. Segundo a artista, a doença a ajudou no processo de composição do novo EP.

"Fiz uma das músicas mais lindas, que se chama Não Desiste Não, que fala sobre isso. Ainda vou lançar. Sempre tem o outro dia. Quando estamos triste assim, temos que parar e respirar que vai passar. No mundo em que a gente vive, afastado um do outro, mais conectado em telas, nós precisamos voltar a ter esse contato, essa preocupação com o próximo", observa.

Wanessa deixa claro que sua depressão não foi motivada por nenhum problema específico ou dificuldade. "Foi uma fase triste que eu tive, que não tem nada a ver com uma vida que tenha algum problema de fato. As pessoas têm muito preconceito com quem, aparentemente, tem tudo, mas não está feliz. Eu conheço gente que tem tudo e está muito infeliz", desabafa.

Ao fazer terapia, a cantora se livrou ainda de lembranças mal resolvidas do passado. "Tive muitos traumas. Teve o sequestro do meu tio, fiquei com muito medo de sair na rua com medo de ser sequestrada. Tive que tratar isso", relembra ela, citando o caso em que o tio Wellington Camargo foi feito refém em 1998, em Goiânia (GO) e teve parte da sua orelha cortada e enviada à família.

A cura de Wanessa veio de formas diferentes. A artista evita atribuir apenas um fato a sua melhora e reconhece toda a ajuda que recebeu no período em que estava em tratamento.

"Cada pessoa tem uma forma diferente de se curar. No meu caso, foi um trabalho de autoconhecimento na terapia, minha família sempre presente e uma rede de amigos, que me deram a mão quando mais precisei", relembra emocionada.

Recado para Zezé ou Zilu?

Wanessa aproveitou para esclarecer a polêmica ao lançar Por Favor, música em parceria com Liah Soares, que fala de como ela se sentiu com a separação de Zilu Godoy e Zezé Di Camargo. Segundo a cantora a música é um desabafo sobre um dilema muito comum entre filhos de pais separados.

"Não fiz a música para ninguém. Fiz para mim. Todo filho que passa por um divórcio dos pais se sente dividido, seja na hora de escolher aonde vai passar o Natal, ou na casa de quem vai almoçar ou jantar no domingo. A gente se sente em constante divisão. Quando fiz essa música, foi uma cura para mim. Não tenho como escolher. Amo os dois", explica.

A artista garante que os dois não ficaram chateados ao ouvirem a canção e deram o aval para ela divulgar o single. "É uma declaração de amor para eles. Os dois sempre respeitaram o meu trabalho. Eles acharam linda a música e mesmo que não achassem, respeitam meu lado compositora", conclui.

Os fãs de Wanessa podem esperar novidades dela 2020. A cantora, que se diz em uma fase mais madura de sua carreira, promete uma turnê comemorativa mais focada no canto.

"Vou montar um show novo no fim do ano, com prioridade na qualidade musical. Claro que terá um pouco de espetáculo e dança, porque gosto e valorizo isso. Não abrirei mão dos meus antigos sucessos, eles vão ganhar uma roupagem nova, mais atual. Mas quero cantar ao vivo. Essa é a ideia".