Topo

BBB20: ginasta, Petrix Barbosa levou ouro no Pan-Americano

O ginasta Petrix Barbosa, que participa do BBB20 - Ricardo Bufolin/Divulgação
O ginasta Petrix Barbosa, que participa do BBB20 Imagem: Ricardo Bufolin/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

18/01/2020 20h00

O ginasta Petrix Barbosa, de 27 anos, foi confirmado neste sábado (18) como um dos participantes da 20ª edição do Big Brother Brasil. O brother faz parte do grupo do Camarote, formado por convidados pela produção do reality show da Globo. Petrix foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, no México, prata nos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, no Canadá, e segundo lugar na etapa de Cottbus, Alemanha, na barra fixa, pela Copa do Mundo de 2014.

Além disso, o atleta foi dez vezes Campeão Brasileiro, de 2002 a 2012 —ano em que disputou pela última vez um Campeonato Nacional Individual Geral.

Graças a seus resultados na barra fixa, Petrix ganhou a cidadania portuguesa para representar o país na Olimpíada de Tóquio 2020. Porém, durante a preparação para buscar a vaga da Olimpíada, o atleta e agora brother sofreu uma lesão no punho esquerdo e ficou impedido de treinar. Por isso, aceitou participar do reality show brasileiro.

Denúncia de abuso sexual ao ex-treinador

Em abril de 2018, Petrix Barbosa foi entrevistado pelo Fantástico, para falar sobre abusos sexuais cometidos pelo seu ex-técnico da seleção brasileira de ginástica artística, Fernando de Carvalho Lopes. Ao todo, 40 jovens afirmaram terem sido vítimas de abusos, mas apenas Petrix Barbosa se identificou. Apenas dez atletas levaram o caso à Justiça, que investiga os casos.