Topo

"Orem por mim", pede Datena, que passará por procedimento de cateterismo

Datena, que fará procedimento de cateterismo, pediu para que orem por ele - Divulgação/Band
Datena, que fará procedimento de cateterismo, pediu para que orem por ele Imagem: Divulgação/Band

Do UOL, em São Paulo

23/01/2020 18h26

À véspera de passar por um procedimento de cateterismo, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, José Luiz Datena demonstrou bom humor e pediu a telespectadores que orem por ele, durante apresentação do "Brasil Urgente", da Band, na tarde de hoje.

"Vou fazer um cateterismo amanhã e prometo que eu não vou morrer. Eu vou voltar se Deus quiser. Eu sei que você, [delegado] Nico, e a [doutora Elisabete] Sato, também, estão torcendo para eu voltar logo, mas o que tem de gente torcendo para eu não voltar nunca...", disse ele, rindo. "Eu peço aqueles que acreditam em Deus, assim como eu acredito, que orem por mim, rezem por mim", completou.

A técnica do cateterismo tem duas funções: como exame, ela é geralmente utilizada para diagnosticar problemas nas artérias coronárias, como obstruções. Se alguma lesão ou coágulo é identificado, o mesmo cateter é utilizado para o envio de um stent, uma espécie de mola metálica que mantém as paredes da artéria abertas, evitando a interrupção de fluxo sanguíneo.

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, os exames realizados na última terça-feira indicaram que 70% das artérias coronárias do jornalista estão obstruídas.

"Esse entupimento ocorre por ruptura de uma placa de aterosclerose, ou seja, uma placa de gordura formada no interior do vaso", explica Renata Castro, professora do programa de pós-graduação em Ciências Cardiovasculares da UFF (Universidade Federal Fluminense) e pós-doutora em cardiologia pela Universidade de Harvard, em entrevista ao VivaBem, plataforma do UOL.

Dependendo da conclusão do cateterismo, Datena poderá colocar stents para desobstruir as veias e permitir a passagem do sangue.

Em contato com UOL, Datena disse que se precisar de stents, serão "alguns dias" de afastamento do "Brasil Urgente". A a assessoria da Band confirmou que Joel Datena, filho de Datena, irá substituir o pai durante sua ausência à frente do programa policial.