Topo

Três dias após cirurgia, Datena diz na TV: "Botei stents, é melhor sentar"

Do UOL, em São Paulo

27/01/2020 17h30

O apresentador José Luiz Datena surpreendeu telespectadores e já voltou ao comando do "Brasil Urgente", da Band, três dias depois de passar por procedimento de cateterismo, realizado na última sexta, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

"Mas a expressão no rosto desse cidadão. E as palavras dele que saem do coração", dizia Datena, ao comentar reportagem sobre as enchentes ocorridas em Minas. "Aliás, vou sentar porque eu fiz cirurgia no coração, botei uns stents, é melhor sentar um pouco. E principalmente vendo esses vídeos emocionantes", completou ele.

No início do programa, Datena também agradeceu às orações feitas por telespectadores e alertou da importância para a realização de exames de rotina.

"Façam exames. Você, que tem diabetes, não deixe de acompanhar. Eu estava me sentindo muito bem na quarta-feira, portanto é fundamental que você faça os exames de rotina".

De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, os exames realizados por Datena na última terça-feira indicaram que 70% das artérias coronárias do jornalista estão obstruídas.

"Esse entupimento ocorre por ruptura de uma placa de aterosclerose, ou seja, uma placa de gordura formada no interior do vaso", explica Renata Castro, professora do programa de pós-graduação em Ciências Cardiovasculares da UFF (Universidade Federal Fluminense) e pós-doutora em cardiologia pela Universidade de Harvard, em entrevista ao VivaBem, plataforma do UOL.

Em contato com UOL, ontem, Datena afirmou que, se precisasse colocar stents, ficaria"alguns dias" afastado do "Brasil Urgente". Joel Datena, filho de Datena,substituiu o pai durante sua ausência à frente do programa policial.

Como funciona o cateterismo?

Um cardiologista intervencionista que faz uma pequena incisão no punho ou na virilha e insere um cateter que irá percorrer o vaso sanguíneo até chegar ao coração. Tudo é feito com a ajuda da fluoroscopia, uma técnica de imagem que ajuda a guiar a subida do cateter até a artéria coronária.

Pós-operatório e medidas preventivas

Nos primeiros dias após o procedimento, os médicos recomendam que o indivíduo fique de repouso relativo. "A aterosclerose ocorre por processo multifatorial, incluindo questões genéticas e o envelhecimento. No entanto, é importante controlar fatores de estilo de vida, como tabagismo, obesidade, dieta inadequada, sedentarismo e quadros como colesterol, diabetes e hipertensão", aponta Castro.