Topo

Cateterismo de Datena foi sucesso e quadro é estável, diz boletim médico

Retrato do apresentado José Luiz Datena - Diego Padgurschi/UOL
Retrato do apresentado José Luiz Datena Imagem: Diego Padgurschi/UOL

Do UOL, em São Paulo

24/01/2020 18h09

José Luiz Datena passou por procedimento de cateterismo no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, na manhã de hoje.

Segundo boletim médico, o apresentador da Band realizou uma angioplastia, com colocação de stents nas artérias, e diz ainda que a cirurgia foi um "sucesso" e quadro é considerado "estável". (Leia o boletim, na íntegra, abaixo)

De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, os exames realizados por Datena na última terça-feira indicaram que 70% das artérias coronárias do jornalista estão obstruídas.

"Esse entupimento ocorre por ruptura de uma placa de aterosclerose, ou seja, uma placa de gordura formada no interior do vaso", explica Renata Castro, professora do programa de pós-graduação em Ciências Cardiovasculares da UFF (Universidade Federal Fluminense) e pós-doutora em cardiologia pela Universidade de Harvard, em entrevista ao VivaBem, plataforma do UOL.

Em contato com UOL, ontem, Datena afirmou que, se precisasse colocar stents, ficaria"alguns dias" afastado do "Brasil Urgente". Joel Datena, filho de Datena,substitui o pai durante sua ausência à frente do programa policial.

Boletim médico

O paciente José Luiz Datena deu entrada no Hospital Sírio-Libanês ontem, dia 23 de janeiro, com hipótese diagnóstica de insuficiência coronária.

Hoje foi submetido a uma cineangiocoronariografia, que detectou obstruções importantes nas artérias descendente anterior, diagonal e circunflexa. Optou-se por realizar angioplastia, com colocação de stents nas artérias descendente anterior e diagonal. O procedimento foi realizado com sucesso.

O paciente encontra-se estável, com previsão de alta para os próximos dias, e está sendo acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Prof. Dr. David Uip e Dr. Antonio Esteves Filho.