Topo

Marquezine critica crueldade na web e comentários sobre corpo: 'Absurdos'

Bruna Marquezine foi alvo de críticas por seu corpo no Carnaval - Dilson Silva/AgNews
Bruna Marquezine foi alvo de críticas por seu corpo no Carnaval Imagem: Dilson Silva/AgNews

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

04/03/2020 09h53

Bruna Marquezine tem sido alvo frequente da patrulha virtual por causa do seu corpo. A atriz, que tem investido cada vez mais em trabalhos em outras áreas como moda e publicidade, diz ter preguiça de falar sobre o assunto pois considera "patético" ter que explicar o óbvio.

"Quando a pessoa vem na minha rede, muitas vezes sinto que meus comentários parecem debate do UOL porque as pessoas falam como se não tivessem comentando na minha página. Elas falam: 'ela está magra demais', mas é um comentário para mim", explicou ela no evento de lançamento da coleção de Outono/Inverno da Colcci, da qual estrela a campanha, na noite de ontem no Copacabana Palace.

"Fui muito cruel comigo por me enxergar pelos olhos dos outros."

Marquezine que emagreceu nos últimos anos e ganhou uma nova silhueta garante que está saudável e enxerga como maldosos comentários que questionam se ela está com algum problema de saúde.

"Há mais de dois anos já ficam falando que estou magra demais. As pessoas não cansam do mesmo comentário? Acho absurdo, em 2020, o ser humano achar que tem qualquer direito em relação ao corpo alheio", opina.

"Como a gente começou a falar de vários assuntos como gordofobia e responsabilidade emocional na fala, as pessoas não podem entrar e te chamar de 'magricela', por exemplo, agora a desculpa é comentar 'nossa, está magra demais, será que você não está doente?'. É uma falsa preocupação com a sua saúde. Quando foi que a aparência estética ditou a sua saúde? Acho burro, tenho preguiça porque venho recebendo críticas a vida inteira", completou.

As críticas já afetaram Bruna no passado, causaram sofrimento e trouxeram problemas emocionais.

"Não é porque alguém está apontando algo em mim que tem algo de errado comigo. Sou extremamente responsável pela minha saúde, principalmente porque já fui irresponsável, isso não é segredo para ninguém. Já tive distúrbio de imagem, de alimentação porque os comentários antes eram 'você está gorda demais', 'seu quadril é grande demais'. Não emagreci por causa de crítica alheia, mas sem dúvida fui muito cruel comigo por conta de me enxergar pelos olhos dos outros".

Acostumada a ter sua vida exposta desde cedo, já que começou a atuar na TV aos 5 anos de idade, Marquezine diz que se as críticas a atingisse, ela já teria parado, mas aprendeu a se tornar mais forte ao longo do tempo.

"Ao longo dos anos fui criando uma casca, não sei até que ponto isso é positivo, ir se tornando fria para tudo, mas nada me surpreende mais. A crueldade do ser humano na internet não me surpreende mais".

Ela decidiu voltar a falar do assunto pois entende que muitas meninas, famosas ou não, sofrem ao serem expostas nas redes sociais com o que ela chama de "crueldade alheia e falta de compaixão".

"Brinco que toda vez que tiver que postar uma foto que apareça meu corpo vou ter que postar um exame de sangue para comprovar que está tudo bem ou então com um médico do lado dizendo que estou saudável porque não é preocupação, é irresponsabilidade e é crueldade. Mas entendo que todo comentário é uma questão muito mais da pessoa do que minha. Não tenho que trazer para mim uma questão do outro", concluiu.