Topo

Bruna Marquezine confessa diálogo com plataformas de streaming: "liberdade"

Bruna Marquezine - Reprodução/Instagram
Bruna Marquezine Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL

06/03/2020 08h49

Bruna Marquezine encerrou recentemente seu contrato com a TV Globo. Desta forma, ela está ainda mais disponível a trabalhos com moda, cinema e plataformas de streaming.

Empolgada para novos desafios, a artista revelou que nunca planejou alcançar outros campos do entretenimento.

"Não estou em busca de nenhum objetivo, nunca estive. Pelo contrário, tudo foi acontecendo muito naturalmente e eu não penso muito a longo prazo. Óbvio que eu tenho todo um cuidado com a minha carreira, não vou tomar qualquer decisão. Até porque, graças a Deus, meu ofício me possibilita trabalhar até o fim da vida se eu quiser, estiver disposta e me surgirem oportunidades. A única coisa que sempre me manteve com sede é trabalhar. Quero continuar trabalhando", disse ela em entrevista para a Quem.

Marquezine confessa que tem sede pelo que é novo: "O que me anima, motiva, são desafios. Quero dar vida a papéis que eu nunca pensei que seria capaz. Sair da zona de conforto e aprender, estudar sempre que eu tiver oportunidade. Quando acho que tenho um mês livre, encaixo alguma coisa na agenda, e acaba que estou nessa de estudar há uns dois anos e não parei ainda. Já entendi que a dinâmica vai ser outra, vou ter que optar por cursos mais curtos, mas quero porque sinto falta de cartas na manga. De alguma forma, de uma bagagem acadêmica".

Dizendo que pretende se dedicar aos estudos de arte, atuação e fotografia, a morena acha que quanto mais conhecimento melhor. "Tudo o que envolve a minha arte me interessa muito. Quero estudar, obviamente, técnicas diferentes de atuação, porque existem muitas. Acho que todas elas servem como cartas na manga. Durante um projeto, você sempre enfrenta momentos de exaustão, e precisa ter essas técnicas para acessar lugares, emoções... mas tenho vontade de estudar direção, fotografia".

"Também quero estudar roteiro para saber escrever e colocar as minhas ideias no papel. De tudo isso, quanto mais consciente eu estiver de cada pessoa no set, melhor o meu desempenho enquanto atriz. Tenho interesse em me aprofundar em tudo que envolve atuação", revela.

Estrela da nova campanha da Colcci, Bruna ainda não sabe o que esperar da moda. "É uma surpresa ainda maior pra mim. Há alguns anos comecei a entender a moda como ferramenta de autoconhecimento, que poderia ser divertida, e que eu poderia me descobrir por meio dela. Meu olhar começou a mudar para esse universo, principalmente quando comecei a vê-la enquanto arte".

A estrela disse que hoje ela faz com frequência já foi um incômodo quando mais jovem."A moda já foi, quando eu era bem novinha, um saco, um fardo. 'Ah, tenho que usar certa roupa e fazer tal pose'. Achava meio chato, principalmente por ter uma obrigação com algo que não era genuíno. Mas quando enxerguei como arte, e tudo que a arte me toca, me emociona, me encanta, comecei a me divertir e mergulhar nesse universo. Hoje em dia, quando eu vou fazer um trabalho, principalmente um ensaio fora do país, e as pessoas se referem a mim como modelo, dou risada e acho que alguém vai falar 'ela não é modelo coisa nenhuma. Está mentindo, enganando a gente'. Porque eu nunca disse que sou. Para mim, fotografar campanhas e capas de revista sempre foi uma consequência do trabalho de atriz".

Segundo a atriz, conforme o amadurecimento o trabalho foi tomando outras proporções. "É divertidíssimo. No primeiro momento, ficava meio pisando em ovos, desconfortável, mas hoje acho delicioso. Até porque, de alguma forma, é representar também. Cada ensaio, cada campanha, me permite dar vida a um personagem e ter liberdade total para criar", afirma.

Sobre o fim do contrato com a emissora global, Marquezine abre o jogo: "Não foi uma quebra, foi um acordo, o encerramento do contrato. Decidimos fazer no fim do ano passado. Temos uma trajetória muito bonita juntos, desde antes da Salete, e a Globo sempre foi casa e família pra mim".

"Cheguei num momento da minha vida em que queria ter mais liberdade justamente para estar um mês fora estudando, trabalhando ou mergulhando em outras áreas, experimentando novidades. Eles foram muito compreensivos. É muito novo pro mercado essa informação (risos). Mas, sim, já existe diálogo com Netflix e outras plataformas. Quero trabalhar", revela.