Topo

Domingão é exibido sem plateia pela 1ª vez na história; balé é contratado

"Domingão do Faustão" é exibido pela primeira vez sem plateia - Reprodução/TV Globo
"Domingão do Faustão" é exibido pela primeira vez sem plateia
Imagem: Reprodução/TV Globo

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

15/03/2020 17h58

O "Domingão do Faustão" foi exibido, pela primeira vez em 31 anos de história, sem a participação da plateia. A ação da TV Globo acontece em decorrência da pandemia de coronavírus, declarada nesta semana pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Em média, 400 pessoas são colocadas no auditório do Faustão a cada fim de semana.

"Esse 'Domingão' de 15 de março de 2020 é o primeiro de sua história em quase 31 anos de história na Globo, de um programa de auditório, que terá o seu auditório vazio", lamentou Fausto, logo no início da atração.

"O coronavírus, o terror da humanidade em tempos atuais. Quanto maior a informação e a conscientização, mais será minimizada, diminuída a consequência desse problema que está em todos os continentes. Por isso, a direção da Globo decidiu tomar essa decisão por precaução", justificou, em seguida.

O UOL apurou que um novo balé foi contratado especialmente para esta edição, depois que uma das bailarinas do programa dominical foi diagnosticada com a covid-19. A profissional teria ainda ensaiado com 20 outras bailarinas na semana passada e, por causa disso, todas ficaram em quarentena. "O nosso balé está desfalcado", disse Fausto.

Domingão do Faustão - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
"Domingão do Faustão" é exibido sem plateia pela primeira vez em 31 anos
Imagem: Reprodução/TV Globo

Além do "Domingão", a Globo cancelou a presença de plateia no reality show "Big Brother Brasil", suspendeu a exibição do "Mais Você", adotou medidas excepcionais para a gravação de novelas e reprisou a missa do Padre Marcelo Rossi, que acontece no Santuário Mãe de Deus, em Interlagos, na zona sul de São Paulo.

Só o estado de São Paulo já registrou 112 casos oficiais do novo coronavírus, de acordo com números do Ministério da Saúde. Rio de Janeiro tem 24 e o Distrito Federal, 8. (Veja a tabela completa abaixo)

O receio da pandemia levou outras emissoras a adotarem medidas parecidas. O SBT, por exemplo, determinou a apresentação do "Roda Roda" e do "Domingo Legal", hoje, sem o auditório.

Ao UOL, a emissora de Silvio Santos, no entanto, explicou que tem acompanhado a evolução da pandemia e que cada caso —se haverá ou não plateia— será estudado pela direção.