Topo

Coluna

Flávio Ricco


Coronavírus leva a Globo avaliar suspensão das gravações de novelas

Adriana Esteves e Regina Casé se divertem na festa de Amor de Mãe: gravação de novela pode ser suspensa  - Reginaldo Teixeira/Globo
Adriana Esteves e Regina Casé se divertem na festa de Amor de Mãe: gravação de novela pode ser suspensa Imagem: Reginaldo Teixeira/Globo

Colunista do UOL*

15/03/2020 14h52

Resumo da notícia

  • Globo já adota série de medidas contra o Coronavírus e estuda parar gravações de novelas
  • Departamento de dramaturgia movimenta milhares de profissionais
  • Programa de Galvão Bueno já sofre efeito de medidas e Milton Leite apresenta nesta segunda-feira

O avanço do Coronavírus tem levado o Grupo Globo a tomar uma série de medidas. Na semana passada, uma cartilha com orientações foi enviada para seus funcionários. Estamos falando do maior grupo de comunicação do País e um dos maiores do mundo.

No departamento de jornalismo, embora exista a obrigação de informar, a ordem é adotar cautela em todas as operações.

Como bem colocou em recente comunicado, a Globo está acompanhando todos os desdobramentos e impactos do avanço do COVID-19 com responsabilidade, e seguindo as medidas de prevenção necessárias, alinhadas às recomendações das autoridades de saúde pública. A sua prioridade é garantir a segurança e o bem- estar de todos os contratados.

Conforme orientação para funcionários, as viagens nacionais devem ser evitadas e as internacionais, canceladas, com exceção das que sejam imprescindíveis.

Milton  Leite e Maurício Noriega -  -
Milton Leite e Maurício Noriega

Efeitos no Esporte

Um dos principais e mais respeitados programas esportivos , o "Bem, Amigos!", do canal SporTV, comandado por Galvão Bueno, já sofre os efeitos das medidas de prevenção.

Uma vez que as viagens internas de profissionais estão reduzidas às absolutamente necessárias, o programa desta segunda-feira, dia 16, será feito apenas com o pessoal que mora em São Paulo.

Apresentação de Milton Leite, ao lado de Marco Antônio Rodrigues, Muricy Ramalho, Caio Ribeiro, Maurício Noriega e Cléber Machado.

A participação do técnico Tite foi cancelada!

Grande Círculo

As gravações do "Grande Círculo" deverão ser paralisadas, por conta do medo de convidados em se deslocar de outras regiões do País para os estúdios de São Paulo.

Um exemplo: Laís Souza, a ginasta que ficou tetraplégica ao sofrer um acidente durante o treino de esqui aéreo para os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia, em 2014, acabou cancelando participação que já tinha confirmado nas gravações desta terça-feira. Por causa desse crescimento dos caos da doença, ela preferiu evitar a viagem do Rio de Janeiro para São Paulo.

Teledramaturgia

O departamento de dramaturgia da Globo movimenta milhares de profissionais, que produzem conteúdo diariamente para vários horários. Isso provoca um contato frequente em reuniões, ensaios, gravações... Além do contato mais próximo em muitas cenas.

Não à toa, a alta cúpula da Globo tem se reunido para discutir o que fazer com os trabalhos de suas novelas, cujo principal interesse é o bem-estar de seus tantos profissionais.

Uma medida para o caso deverá ser anunciada a qualquer momento. Entre as medidas estudadas, existe a possibilidade de interromper todas as gravações por determinado tempo.

A qualquer momento a TV Globo deverá se manifestar novamente sobre todos esses casos.

Alteração na grade

Na tarde deste domingo, a emissora soltou comunicado sobre mudanças na programação por causa do coronavírus:

"Atenta aos desdobramentos e impactos do avanço do COVID-19 no Brasil e no mundo, a Globo está adaptando a sua programação e ampliando o espaço para o Jornalismo, levando em conta os interesses e necessidades do público.

A partir desta segunda-feira, dia 16, o Bom Dia de cada região terá 30 minutos a mais de duração, indo até 8h30. O Bom Dia Brasil também terá seu tempo estendido e passará a ter duração de duas horas, sendo exibido de 8h30 às 10h30, e entregando a programação para o Encontro com Fátima Bernardes.

Na parte da tarde, o Jornal Hoje terá seu horário ampliado, ocupando parcialmente o horário do Se Joga. Durante todo o dia, o Jornalismo trará todas as atualizações do assunto, em flashes ao vivo.

Com a ampliação da cobertura jornalística na programação, temporariamente o Mais Você não será exibido. As medidas são por tempo indeterminado e as mudanças serão informadas ao público na medida em que forem definidas".

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco