PUBLICIDADE
Topo

'Chile e Equador não são da América do Sul': jornalista da CNN explica gafe

O primeiro cenário da CNN Brasil no Rio de Janeiro; ao fundo o Pão de Açúcar - Divulgação/CNN Brasil - Spokesman
O primeiro cenário da CNN Brasil no Rio de Janeiro; ao fundo o Pão de Açúcar Imagem: Divulgação/CNN Brasil - Spokesman

Do UOL, em São Paulo

19/03/2020 20h48

A jornalista Basilia Rodrigues, da CNN Brasil, cometeu uma gafe hoje ao dizer que Chile e Equador não fazem parte da América do Sul. Os dois países, como se sabe, estão no mesmo continente que o Brasil, apenas não fazem fronteira com o território brasileiro — de acordo com a apresentadora, esta foi sua intenção inicial na formulação do argumento.

"Não fazem parte da América do Sul, mas é bom que a gente possa ressaltar que Chile e Equador, que não fazem parte da América do Sul, também fecharam suas fronteiras já há alguns dias para os brasileiros. Apesar de não terem essa proximidade terrestre, os brasileiros não podem acessar esses países já há alguns dias. São informações atualizadas do Ministério de Relações Exteriores", disse Basilia.

Em seu Twitter, porém, a jornalista deu a informação correta e se corrigiu. "A ideia era explicar que não fazem fronteira com o Brasil, mas bloquearam acesso aos brasileiros. Depois, voltamos lá e colocamos os países no continente certo", publicou ela.

"Apesar de não fazerem fronteira com o Brasil, Chile e Equador também bloquearam a entrada de brasileiros, assim como para outros estrangeiros. Boa parte dos países sul-americanos com quem Brasil fechou fronteira hoje havia barrado a entrada de brasileiros", escreveu Basilia.

Televisão