Topo

Zé Congonhas relata fuga de famosos em pandemia: "Irene Ravache correu"

Zé Congonhas com o cantor Belo no aeroporto em São Paulo - Reprodução/Instagram/zecongonhasoficial
Zé Congonhas com o cantor Belo no aeroporto em São Paulo Imagem: Reprodução/Instagram/zecongonhasoficial

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

21/03/2020 04h00

Zé Congonhas há 30 anos dá as caras no aeroporto de São Paulo. Tanto que até o incorporou ao seu apelido, mas muita coisa mudou com a pandemia do novo coronavírus. Nesta semana, o governador do Rio de Janeiro solicitou o isolamento do estado para conter o surto, com o pedido de suspensão dos voos. Em meio ao período de quarentena, o pernambucano Irineu da Silva, o Zé Congonhas, viu os famosos desaparecerem da ponte aérea e com eles as selfies que abasteciam seu Instagram.

Ele já perdeu a conta da quantidade de famosos que cumprimentou e tirou fotos, sendo que alguns conquistaram o seu coração e até o reconhecem quando o veem, como Caio Castro e Fabiana Karla. Mas a "caça" às celebridades pelo saguão do aeroporto acabou na última semana.

"Parei de ir a Congonhas desde o último domingo. Não estava mais passando famosos e quando passam eles não querem tirar foto, pedem para não encostar. Entendo porque o momento é complicado mesmo", afirma. A última personalidade que ele viu? "Foi a Irene Ravache! Ela se afastou, falou que estava com pressa e saiu correndo", diz ele, que se entristece ao lembrar do dias de grande movimentação no aeroporto.

Agora está um deserto.

Esta é a primeira vez, em três décadas, que Zé Congonhas ficará por tanto tempo longe do lugar onde, mais do que praticar um hobby, criou laços de amizade — com os seguranças, taxistas e paparazzi.

"Aconteceu uma vez de eu ficar uma semana sem ir a Congonhas, que foi quando caiu o avião da TAM. Eu fui na teimosia e o povo estava fazendo caminhada, porque estava tudo parado. Acredito que agora devo ficar um mês pelo menos sem ir para lá", prevê ele. "Tomara que isso acabe logo, se Deus quiser. Quero voltar logo com o meu hobby, estar com os famosos. Mas repito, entendo que os globais estejam recusando a proximidade com os fãs", ressalta ele, que encontrava muitas celebridades na ponte aérea Rio-SP.

Com saudade da rotina, ele, que trabalha como gerente de um condomínio em São Paulo, diz que está de quarentena com a mulher em casa. "Agora não vou mais ter fotos novas para postar no Instagram. Os meus seguidores ficam esperando e não gosto de postar foto repetida", afirma o tiete dos famosos, já resignado com a situação.

Veja algumas selfies de Zé Congonhas com famosos no aeroporto: