Topo

Gabriela Duarte sofre ataques após polêmica da mãe e ganha apoio de famosos

Regina Duarte e Gabriela Duarte, mãe e filha na inauguração dos novos estúdios da Globo - Victor Pollak/Globo e Paulo Belote/Globo
Regina Duarte e Gabriela Duarte, mãe e filha na inauguração dos novos estúdios da Globo Imagem: Victor Pollak/Globo e Paulo Belote/Globo

Rafael Godinho

Do UOL, no Rio

08/05/2020 16h47

Gabriela Duarte viu suas redes sociais serem invadidas por milhares de comentários criticando a postura de sua mãe, Regina Duarte, secretária especial de Cultura do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), durante a entrevista para CNN Brasil, nesta quinta-feira (7). A atriz foi cobrada a tomar uma atitude em relação às declarações polêmicas da mãe, que minimizou a ditadura militar brasileira, a tortura praticada no período e as mortes recentes de grandes nomes da cultura brasileira. Nesta sexta-feira (8), Gabriela recebeu apoio público de alguns colegas de profissão que se solidarizaram com os ataques recebidos por ela na web.

"Interdite sua mãe pelo seu bem, pelo bem dela e pelo bem da humanidade", pede um seguidor. "Sua mãe é a maior decepção da classe artística! Luto pelo Brasil, lamento muito por você ter uma mãe como a sua", opinou outra.

"O que houve com sua mãe Gabriela? O que aconteceu? Aonde que o Brasil inteiro se perdeu que não enxergávamos a Regina que ela é. Ficamos tão encantados com uma Rainha da Sucata, com Helenas, com Chiquinha Gonzaga, dentre outras que não vimos quem de fato era a Regina e os valores dela? Ou ela foi mudando com o tempo? Será que ela considera a Globo como sendo 'Globolixo' como muitos bolsominions sempre falam?", questiona um terceiro.

"A Regina quer deixar que legado que ela tanto diz que quer deixar? A de falta e empatia? A da ignorância (de ignorar fatos e seres humanos que sofreram, que iluminaram, de um presidente que só trabalha para ele e para os filhos e não para o povo. O mesmo que já está arrumando o pé na bunda da Regina e deixando ela no fim da carreira tão mal vista, uma carreira que poderia ter terminado em glória). O que aconteceu?", concluiu o homem.

Ao UOL, Dira Paes e Viviane Pasmanter comentaram o assunto durante uma coletiva de imprensa virtual realizada pela Globo.

"Não acho justo atacar a Gabriela Duarte. Eu jamais faria isso. Apesar de discordar em gênero, número e grau dela (Regina) e lamentar muito essa entrevista desastrosa, que a gente assistiu ontem. Acho muito injusto misturar esse tipo de responsabilidade. Cada pessoa é um cidadão e responde pelos seus atos. Imagino que esteja sendo bastante difícil esse momento para Gabriela e me solidarizo com ela. No lugar dela, eu estaria muito incomodada com tudo e muito triste", lamentou Dira.

"Não devemos responsabilizar um filho de maneira alguma por uma atitude de uma mãe. São seres completamente independentes, mesmo com toda relação com a mãe", completou Viviane, que atuou com Regina e Gabriela em "Por Amor", grande sucesso de Manoel Carlos.

No perfil de Gabriela, Samara Felippo e Ingrid Guimarães deixaram suas palavras de carinho à artista. "Gabi, todo meu carinho", declarou Samara. "Gabi, a gente te ama", reforçou Ingrid. O maquiador das estrelas Alê de Souza também deixou seu recado: "Gabi, todo meu carinho para você sempre".

Procurada pelo UOL, a assessoria de imprensa de Gabriela Duarte disse que "neste momento não seria possível falar com a atriz".

Entrevista polêmica

Na entrevista concedida à CNN Brasil de seu gabinete em Brasília, Regina acabou interrompendo a conversa quando a emissora mostrou um vídeo enviado pela atriz Maitê Proença pedindo soluções para a classe artística em meio à pandemia do novo coronavírus.

"O que você ganha com isso? Quem é você que está desenterrando uma fala da Maitê [Proença] de dois meses atrás? Eu não quero ouvir, ela tem o meu telefone. Eu tinha tanta coisa para falar, vocês estão desenterrando mortos", disse Regina, pondo fim à entrevista.

A CNN esclareceu, então, que o vídeo não era de "dois meses atrás", mas havia sido gravado no mesmo dia da entrevista.

Nas redes sociais, vários artistas, alguns ex-colegas de Regina, criticaram fortemente suas declarações.

Quando questionada sobre seu silêncio sobre as mortes de nomes importantes da cultura do país, Regina afirmou que optou por "mandar uma mensagem como secretária para as famílias que fomos perdendo nos últimos tempos".

"Será que eu vou ter que virar um obituário? Quantas pessoas a gente está perdendo? (...) O reconhecimento ele existe ou não existe. Tem pessoas que não conheço. O Aldir Blanc, por exemplo, eu admiro muito, mas eu nunca estive (com ele). O país está cultuando a memória deles, não precisa da secretária de Cultura", disse Regina.

"Agora, se eu, amanhã ou depois, conseguir amadurecer a possibilidade de que isso é importante para as pessoas, eu posso ter no site da comunicação, da Secult (Secretaria de Cultura) o obituário (...) eu tenho mandado para as famílias", acrescentou.