Topo

Vivianne Pasmanter lembra 'Totalmente Demais' e lamenta violência

Viviane Pasmanter - Reprodução/ Instagram
Viviane Pasmanter Imagem: Reprodução/ Instagram

Rafael Godinho

Do UOL, no Rio

10/05/2020 04h00

Vivianne Pasmanter está duplamente no ar com as reprises de "Novo Mundo" e "Totalmente Demais", na Globo. Em um bate-papo virtual com a imprensa, neste fim de semana, a atriz revelou contou que, na época das gravações da novela das 19h, frequentou grupos de mães que perderam os filhos para se aprofundar no drama da personagem. Lili vivia atormentada pela morte precoce da filha, na trama escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm.

Mãe de Lara, 15 anos, e de Eduardo, 17, ambos frutos do seu relacionamento com Gilberto Zaborowsky, Viviane lamenta a violência atual. "É difícil nos dias de hoje soltar um filho no mundo como está", declarou ela, que disse ter se mudado do Rio de Janeiro para São Paulo por medo.

"Não que a violência aqui esteja muito menor. Mas como você consegue deixar seu filho adolescente sair neste mundo em que tudo pode acontecer? Passar em um simples túnel pode ser extremamente perigoso. Vim para cá para ficar perto da minha família também", justificou.

Viviane Pasmanter na pele de Germana, de 'Novo Mundo' - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
Viviane Pasmanter na pele de Germana, de 'Novo Mundo'
Imagem: Reprodução/ Instagram
Para ficar mais tranquila, Vivianne também recorre à meditação. "Faço ioga. Tento mentalizar que eu entrego para o mundo. A Lili tinha uma questão da superproteção com os filhos. Agora, com meus filhos adolescentes, entro neste tema de até onde proteger."

Apesar de toda carga emocional que vem com a obra de ficção, a atriz vê como positivo o envolvimento com o papel. "Sempre que você vive uma personagem não passa imune a ela. Acho bom sempre trazer esses questionamentos para a vida real."

Ao definir o que é maternidade, Vivianne não mede palavras. "É tanta coisa. É um aprendizado. Estar disposta a sempre se reinventar. É o amor acima de tudo."