Topo

Apresentadora cita trabalhadores 'menos qualificados' e provoca polêmica

Fiona Bruce, da BBC, diz que estudo vê mais risco de covid-19 a trabalhadores menos qualificados - Reprodução
Fiona Bruce, da BBC, diz que estudo vê mais risco de covid-19 a trabalhadores menos qualificados Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

12/05/2020 17h28

Fiona Bruce, apresentadora da BBC no Reino Unido, dividiu opiniões na noite de ontem ao afirmar que trabalhadores "menos qualificados" estão mais sujeitos a ser infectados pelo novo coronavírus no país.

"Pessoas em trabalhos menos qualificados, como seguranças, cuidadores e motoristas de ônibus, estão entre os que mais provavelmente podem morrer de coronavírus, de acordo com um novo estudo", afirmou a âncora durante edição da noite de ontem do BBC News.

Nas redes sociais, a escolha do termo gerou grande repercussão entre os britânicos. O nome da jornalista foi parar em primeiro lugar nos Trending Topics (a lista dos assuntos mais comentados do Twitter) no país. Muitos usuários fizeram críticas a ela.

"Será que não aprendemos nada com a covid-19? Arrumem isso, Fiona Bruce ou quem quer que tenha escrito isso", cobrou a economista Faiza Shaheen, candidata não eleita ao parlamento britânico em 2019 pelo Partido Trabalhista.

"Vejo que Fiona Bruce está nos Trending Topics pelas razões erradas, por dizer que os profissionais de saúde, guardas de segurança e motoristas de ônibus são 'pouco qualificados'. Sim, insultuoso e errado, mas vamos ser honestos, ela estava lendo. Ela quase certamente não escreveu essas palavras", defendeu a jornalista Suzanne Evans, ex-filiada ao Partido de Independência do Reino Unido (Ukip).

De acordo com o jornal "The Independent", o termo "pouco qualificado" vem sendo muito debatido entre os britânicos depois que o ministério do Interior publicou novas diretrizes sobre imigração — antes da crise do coronavírus. Trabalhadores com salários mais baixos eram automaticamente considerados "menos qualificados".

Procurada pelo jornal, a BBC não se pronunciou.