Topo

Fátima rebate MEC e pede reavaliação do Enem: '2020 não é um ano qualquer'

Fátima Bernardes no "Encontro" - Reprodução/Globo
Fátima Bernardes no 'Encontro' Imagem: Reprodução/Globo

Do UOL, em São Paulo

12/05/2020 11h16

O "Encontro com Fátima Bernardes" de hoje debateu a abertura das inscrições para o Enem 2020, e o movimento de universidades e alunos que pedem pelo adiamento da prova diante da pandemia do novo coronavírus.

Durante o segmento, Fátima Bernardes defendeu a reavaliação das datas do Enem, dizendo que o mundo vive "uma situação única" com a crise da covid-19. "Tudo está sendo relativizado, tudo tem que ser avaliado isoladamente", argumentou.

"Tem que ser feito um planejamento diferente, e tem que haver flexibilidade para avaliar um caso como esse, e não ser tratado como um ano qualquer. Esse não é um ano qualquer. 2020 não é um ano igual aos outros", disse.

A apresentadora citou declaração do MEC (Ministério da Educação), que argumentou ser "prematuro" falar em adiar provas, porque "não se sabe quanto tempo vai durar a pandemia". A nota terminava com a frase: "É importante manter o calendário para que candidatos possam se preparar".

"Bom, que o candidato precisa se preparar ele sabe... Ele precisa ter condições de se preparar. Querer, desejar, todo mundo deseja", rebateu Fátima.