Marina Ruy Barbosa pede adiamento do Enem: Sobrevivência tem de estar acima
Marina Ruy Barbosa se juntou ao coro de famosos que pedem pelo adiamento da edição deste ano do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A prova serve como vestibular para várias universidades brasileiras, mas vários estudantes estão impossibilitados de estudar no momento por conta da pandemia de covid-19.
"A pandemia tá aí, jogando na nossa cara, com ainda mais força, as diferenças sociais, econômicas. E não vamos nos iludir. Quando isso tudo passar (porque vai passar!), essa distância social tende a aumentar", escreveu a atriz.
Em seguida, ela disse que, apesar de ser privilegiada, se sensibiliza com aqueles que não têm como estudar neste momento: "A discussão em torno do Enem só evidencia que aquela máxima 'se esforça, você consegue' é uma ilusão. Que tristeza ver tanta gente tão distante do mínimo necessário para ter saúde, do mínimo necessário pra estudar. Mais uma vez digo, essa realidade nunca me pertenceu. Mas me sensibilizar com isso e tentar, do jeito que sou capaz, a ajudar a modificar essa situação tem se tornado cada vez mais importante pra mim.
A SOBREVIVÊNCIA, inclusive mental, precisa estar acima de qualquer calendário
Nos comentários, Marina recebeu apoio de vários famosos, incluindo Maisa Silva e a atriz Fernanda Concon, que viralizou nesta semana após dar uma "aula" de desigualdade para o ministro da Educação, Abraham Weintraub.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.