Topo

Claudia Raia diz que toda a sua família foi contaminada com coronavírus

Claudia Raia - Reprodução/Instagram
Claudia Raia Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/05/2020 17h54

Em uma transmissão ao vivo promovida pela revista Harper's Bazaar Brasil na tarde de hoje, Claudia Raia revelou que ela e toda a sua família foram contaminados pelo novo coronavírus.

A atriz e seu atual marido, Jarbas Homem de Mello, além dos filhos Enzo e Sophia (frutos de seu casamento com Edson Celulari) fizeram testes há cerca de um mês para confirmar se estavam com o vírus.

"Nós 'coronamos' em casa. Uma loucura. Desci para buscar uma comida e acho que foi no elevador", explicou a atriz. "A coisa que eu mais pensei nesse momento é que esse vírus está em todos os lugares. Todo mundo vai pegar. É uma tristeza, mas é verdade", lamentou.

Em seguida, contou como acha que se contaminou: os filhos viajaram para visitar o pai, Edson Celulari. "No momento que eles pegaram o carro para ir ver o pai no Rio, porque não o viam há uns dois meses, eu desci para pegar uma comida porque a gente decidiu não fazer comida em casa. No elevador, acho que foi ali. Não tem outro contato", ponderou.

Foi quando começou a sentir os sintomas da doença junto com Jarbas. "Eu fiquei com muita dor de cabeça uns três dias. No primeiro dia, parecia que eu tinha lutado MMA, eu estava destruída fisicamente: dor nos músculos grandes, como perna e glúteos. Perdi o olfato e o paladar, não", frisou, esclarecendo que o marido teve mais sintomas do que ela.

"Ele teve um pouco de febre e ficou uns dez dias muito caído", relatou. "Quando os meninos voltaram do Rio, tiveram contato comigo porque era aniversário do Enzo e a gente se abraçou, se beijou", contou. Então, com o avanço dos sintomas, resolveram fazer o teste. "Testamos e deu positivo. O médico disse que não precisava fazer o exame nos meninos. O Enzo não sentiu nada. Sophia sentiu um dia de azia e de dor de cabeça", relembrou.

"Eu achei que eu era um exemplo ruim"

Apesar de diagnosticada com a doença, Claudia seguiu cumprindo seus compromissos de casa. "Graças a Deus, para a gente foi muito leve. Para mim, durou uns cinco dias. Para o Jarbas uns dez dias. Só que isso foi há 30 dias. A boa notícia é que a gente está imune", comemorou.

Claudia explicou seu pensamento ao escolher não tornar a doença pública na época em que estava com os sintomas. "A primeira coisa que veio na minha cabeça foi: 'Não vou falar isso publicamente porque eu achei que eu era um exemplo ruim", disse.

"O que a gente tem que entender é que essa doença tem uma escolha aleatória. Dois: ela depende da carga viral que você pega. Você pode pegar uma carga viral violentíssima e eu posso pegar uma carga viral menor, que foi o que aconteceu", comentou.

Curada, Claudia Raia fez questão de alertar sobre o perigo da covid-19: "Aí começa a história, né? Não é uma 'gripinha'. É uma coisa seríssima. A babá dos meus filhos está há 12 dias entubada na Clínica São José, no Rio de Janeiro, entre a vida e a morte. É muito sério".

"Esse vírus está em todos os lugares. Todo mundo vai pegar e isso que é uma tristeza, mas é verdade. É uma doença traiçoeira. Peço, por favor, que vocês se conscientizem de uma vez por todas. Está no meio de nós, sim. Está perto de nós, sim", comentou. "Quem puder, fica em casa. Quem não puder, vira a louca do álcool em gel, vira a louca de lavar a mão", ressaltou.

Por fim, mostrou-se surpresa com o avanço da pandemia. "É uma coisa inacreditável. O mundo nunca viveu uma coisa dessa. Acho que nós somos formadores de opinião, os artistas. Eu não queria dizer porque achei que estava sendo um mau exemplo, sabe? Como peguei em casa. Mas para vocês verem que até dentro de casa já está", lembrou.