Topo

'Esquecidas no churrasco': 10 anos depois, Bombom e filha esclarecem o meme

Bombom e a filha, Thalita. Esquecida no churrasco, só que não - Reprodução/Instagram
Bombom e a filha, Thalita. Esquecida no churrasco, só que não Imagem: Reprodução/Instagram

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

19/05/2020 12h51

Há exatos dez anos, em 19 de maio de 2010, uma nota publicada por Leo Dias na coluna "Retratos da Vida", do Jornal Extra, faria nascer um meme jamais esquecido pela internet. A manchete "Adriana Bombom esquece as filhas em churrasco" repercutiu pelo seu lado cômico e o "esquecidas no churrasco" virou sinônimo para qualquer coisa que tenha ficado para trás.

Mas o "plot twist" veio há quatro dias, em 15 de maio, mesma data em que o fatídico churrasco teria acontecido lá no distante ano de 2010. Thalita, a filha mais nova de Adriana Bombom, resolveu responder a um tuiteiro que celebrava os dez anos do meme e fez a revelação que ninguém esperava: ela e a irmã jamais foram esquecidas no churrasco. Por que ela nunca havia falado sobre isso antes? Bem, ninguém tinha perguntado.

Para esclarecer de vez essa história, conversamos com Adriana Bombom, a mãe das meninas, e Leo Dias, hoje colunista do UOL e autor da nota. De linhas reveladoras que renderam até anexo a um processo judicial a uma história que hoje traz bons frutos para a família, entenda como surgiu o meme das "esquecidas no churrasco".

O plot twist

Thalita negou que ela e a irmã mais velha, Olivia, tenham sido esquecidas no churrasco. Ela, que tinha 7 anos na época, diz se lembrar muito bem daquele dia. "Comemos e nos divertimos como não fazíamos tinha um tempo. Então depois de umas horas todos voltamos para casa sem esquecer ninguém no churrasco."

Segundo Thalita, Bombom resolveu levar as filhas para a festa justamente porque estava passando por um complicado processo de divórcio com o pai delas, Dudu Nobre, e queria proporcionar um momento de distração para as meninas.

A matéria foi plantada para sujar a imagem da minha mãe e foi o que aconteceu. Muitas pessoas pensam que ela é uma mãe desnaturada que esquece as filhas no churrasco, mas a verdade é que ela é uma mãe do car* que sempre fez o possível e o impossível pelas filhas

O que diz Leo Dias

Procurado pela reportagem do UOL, Leo Dias não se esquece do meme, que ainda lhe arranca gargalhadas. Segundo ele, o "esquecimento" rolou, sim. O colunista avalia que a popularidade da notícia, ainda lembrada dez anos depois, tem a ver com seu lado tragicômico.

É trágico, se você pensar que ela foi buscar um casaquinho para as filhas e não voltou para a festa. Eu tentei puxar pelo humor, mas é trágico. Porém persiste uma grande dúvida. Qual foi o esquecimento da Bombom? Ela esqueceu do casaco, ou das filhas? Essa é a dúvida.

O que diz Bombom

Bombom com as filhas Thalita e Olívia - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Bombom com as filhas Thalita e Olívia
Imagem: Reprodução/Instagram

Já Adriana Bombom diz ter superado tudo o que aconteceu naquele dia, que virou meme até em sua própria família: basta alguém se distrair em casa para que o "esquecidas no churrasco" seja evocado. Mas, assim como na versão da filha mais nova, ela nega ter esquecido suas meninas.

"Durante muitos anos eu me chateei bastante, sim, com essa história, pois apesar de muita gente ter feito disso uma piada, o fato não era verdade, mas já superei", conta a apresentadora e dançarina.

Hoje, ela fez do limão uma limonada e aproveita a popularidade que o meme trouxe para ela:

Como dizem, 'o tempo é o melhor remédio', e ocorreu que a moçada da internet foi gostando da brincadeira, até que isso acabou virando um dos maiores memes do Twitter. Apesar de eu não gostar da origem dessa história, acabei me beneficiando com ela, pois tem uma geração de internautas mais jovens que adoram usar o meme e eu estou sempre sendo lembrada por esse novo público.

Os frutos

Um dos resultados disso foi a campanha que Adriana Bombom promoveu com a Netflix para a série "The OA", no ano passado. "Os fãs vinham pedindo a nova temporada e diziam que eles haviam 'esquecido a série no churrasco'. Aí eu realmente tive que levar no bom humor, até porque ganhei um bom cachê e mais seguidores nas minhas redes sociais", conta.

E, como o melhor vem sempre por último, Adriana Bombom ainda contou ao UOL sobre algo muito especial que está planejando para depois da quarentena, celebrando os dez anos do meme.

Hoje encaro isso de forma leve e às vezes até capitalizo a meu favor. Penso até em fazer um grande evento chamado 'O Churrasco das Esquecidas' com a participação das meninas.

A internet já está ansiosa por esse evento!