Bonner faz mímica no JN para falar de terraplanista alvo de operação da PF
Ao citar os nomes investigados pela Polícia Federal no inquérito que apura a disseminação de fake news, William Bonner parece ter ficado impressionado com o fato de que um deles, o blogueiro Enzo Leonardo Suzin Momenti, é um "terraplanista" —isto é, acredita que a Terra seja plana (o que, vale frisar, não é verdade).
"A investigação identificou 11 blogueiros. [...] Eduardo Fabrício Portela, Enzo Leonardo Suzin Momenti, um defensor da tese de que... A Terra... O planeta Terra... É... Plano", disse o âncora do "Jornal Nacional", da TV Globo, enquanto fazia "mímica" para demonstrar que o planeta é, de fato, redondo.
Não demorou muito para a fala de Bonner viralizar nas redes sociais. "A entonação na fala, a expressão facial, o uso das mãos para tentar exemplificar para a humanidade racional o que seria a ideia de 'Terra plana'. Tudo neste vídeo do William Bonner é perfeito!", escreveu um usuário do Twitter.
"Imperdível!", escreveu outro perfil na rede social.
Entenda a operação da PF
Pela manhã, foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão em cinco estados e no Distrito Federal relacionados ao inquérito das fake news conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
A investigação foi aberta em março do ano passado para apurar "a existência de notícias fraudulentas (fake news), denunciações caluniosas, ameaças e infrações revestidas de animus caluniandi, difamandi ou injuriandi, que atingem a honorabilidade e a segurança do Supremo Tribunal Federal, de seus membros e familiares".
Entre os alvos estão pessoas próximas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), como o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ), o deputado estadual Douglas Garcia (PSL-SP), a ativista Sara Winter, o empresário Luciano Hang, dono da Havan, e o blogueiro Allan dos Santos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.