Topo

João Vicente de Castro pede desculpas em texto sobre racismo

João Vicente: "O racismo é mais perverso que os exemplos extremos" - ROBERTO FILHO / BRAZIL NEWS
João Vicente: "O racismo é mais perverso que os exemplos extremos" Imagem: ROBERTO FILHO / BRAZIL NEWS

Colaboração para o UOL

02/06/2020 13h50

João Vicente de Castro usou seu Instagram para compartilhar um texto autoral sobre o racismo.

Em apoio a campanha "Vidas Negras Importam" e a onda de protestos antirracistas que se espalhou pelos Estados Unidos e pelo Brasil, com a morte de George Floyd, e do jovem João Pedro, o famoso comentou sobre o assunto.

"Eu peço desculpas. Não por ser branco e privilegiado. Mas por todas as vezes que fortaleci essa engrenagem que oprime, que humilha e que mata. O racismo não é apenas um policial ajoelhado sobre o pescoço de um homem preto durante 10 minutos até matar. O racismo não é só a morte de João Pedro", começou ele.

"O racismo é mais perverso que os exemplos extremos, são todas as piadas que já fiz, todas as vezes que eu não quis, sem nem mesmo perceber, abrir mão do meu conforto social do meu protagonismo e toda vez que eu não me esforcei ao máximo para combater o racismo", disse ele em uma imagem postada.

No texto, o artista ainda fez promessas: "Me comprometo exercitar minha escuta, meu lugar de cala, ouvir mais falar menos lutar sempre. Eu reconheço minha culpa pela omissão motivada pela falta de compreensão profunda do problema, pelo passado e me apresento para a lita comprometida contra o racismo do presente e do futuro, a elaboração de quem somos nós, brancos, os responsáveis por criar e perpetuar o racismo é o primeiro passo para combater o racismo estrutural".

Na legenda da imagem, o apresentador escreveu: "Mea culpa inteira".

Pessoas do mundo todo estão postando uma imagem toda preta, em solidariedade aos protestos do movimento Black Lives Matter (vidas negras importam) nos Estados Unidos.

Mea culpa inteira #vidasnegrasimportam #blackouttuesday

Uma publicação compartilhada por Joa?o Vicente De Castro (@joaovicente27) em