João Vicente de Castro pede desculpas em texto sobre racismo
João Vicente de Castro usou seu Instagram para compartilhar um texto autoral sobre o racismo.
Em apoio a campanha "Vidas Negras Importam" e a onda de protestos antirracistas que se espalhou pelos Estados Unidos e pelo Brasil, com a morte de George Floyd, e do jovem João Pedro, o famoso comentou sobre o assunto.
"Eu peço desculpas. Não por ser branco e privilegiado. Mas por todas as vezes que fortaleci essa engrenagem que oprime, que humilha e que mata. O racismo não é apenas um policial ajoelhado sobre o pescoço de um homem preto durante 10 minutos até matar. O racismo não é só a morte de João Pedro", começou ele.
"O racismo é mais perverso que os exemplos extremos, são todas as piadas que já fiz, todas as vezes que eu não quis, sem nem mesmo perceber, abrir mão do meu conforto social do meu protagonismo e toda vez que eu não me esforcei ao máximo para combater o racismo", disse ele em uma imagem postada.
No texto, o artista ainda fez promessas: "Me comprometo exercitar minha escuta, meu lugar de cala, ouvir mais falar menos lutar sempre. Eu reconheço minha culpa pela omissão motivada pela falta de compreensão profunda do problema, pelo passado e me apresento para a lita comprometida contra o racismo do presente e do futuro, a elaboração de quem somos nós, brancos, os responsáveis por criar e perpetuar o racismo é o primeiro passo para combater o racismo estrutural".
Na legenda da imagem, o apresentador escreveu: "Mea culpa inteira".
Pessoas do mundo todo estão postando uma imagem toda preta, em solidariedade aos protestos do movimento Black Lives Matter (vidas negras importam) nos Estados Unidos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.