Topo

Glória Maria lembra quando gerente a barrou em hotel por ser negra

Glória Maria fala sobre racismo no "Globo Repórter" - Reprodução
Glória Maria fala sobre racismo no "Globo Repórter" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

05/06/2020 22h42

A apresentadora Glória Maria relembrou hoje na abertura do "Globo Repórter", que contou com a reprise especial do "Em Pauta", da GloboNews, sobre racismo, um caso de discriminação que sofreu.

A jornalista e apresentadora passou por uma cirurgia para a retirada de um tumor cerebral em novembro do ano passado e ainda está se recuperando em casa. No entanto, por conta da importância da temática abordada pelo programa, ela resolveu participar do programa especial.

"Tenho orgulho de ser a primeira pessoa o Brasil a usar a lei Afonso Arino, que punia o racismo não como crime, mas como contravenção. Fui barrada por um hotel por um gerente que disse que negro não podia entrar. Chamei a polícia e levei esse gerente aos tribunais. Ele foi expulso do Brasil, mas se livrou da acusação pagando uma multa ridícula, porque o racismo para muita gente não vale nada", disse.

Glória ainda comentou o caso George Floyd, o homem cujo homicídio na semana passada provocou diversos protestos violentos pelo país, motivados pela brutalidade policial contra os afro-americanos.

"Minhas filhas perguntam se ele morreu por que era negro. Eu digo que sim. Eu não sou muito otimista mas acredito que um dia todo mundo vai ser visto como igual. Ninguém vai ser discriminado. Tomara que minhas filhas não precisem viver o que a gente, negro, vive hoje", completou a apresentadora.

O "Em Pauta" contou com o comando de Heraldo Pereira e participações das jornalistas Maju Coutinho, Aline Midlej, Zileide Silva, Flávia Oliveira e Lilia Ribeiro.