Topo

Afastada da TV, modelo do SBT faz fotos de máscara: 'Entre cruz e a espada'

Luanna Mendes é modelo e atriz; ela se mudou para Manaus em razão da pandemia - Mauro Jorge/Divulgação
Luanna Mendes é modelo e atriz; ela se mudou para Manaus em razão da pandemia Imagem: Mauro Jorge/Divulgação

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

23/06/2020 04h00

Luzes, movimentação, auditório cheio. O estúdio no SBT repleto de gente. Vinte e sete modelos posicionadas com as famosas maletas do "Topa ou Não Topa", além da apresentadora Patricia Abravanel no palco, os cinegrafistas e os convidados. A pandemia do novo coronavírus mudou esse cenário.

Luanna Mendes é uma das modelos fixas do programa e esperava retornar às gravações em abril. Ela teve a rotina drasticamente impactada por conta da paralisação das atrações do SBT, inclusive o "Programa Silvio Santos", que passaram a ser reprisadas.

Sem expectativa para voltar ao estúdio, Luanna decidiu ir para Manaus, sua cidade natal

Os trabalhos de moda ficaram escassos, algumas lojas fecharam. Vi que as coisas ficariam ruins e, no final de abril, decidi ir para Manaus. Mas pensei que ficaria pouco tempo. Trouxe uma mala para duas semanas e estou aqui há quase três meses.

Ela, que aluga um apartamento com uma amiga em São Paulo, afirma que não foi fácil tomar essa decisão ao lembrar que a capital do Amazonas enfrentou uma crise sanitária com elevado número de óbitos por conta da covid-19.

"Fiquei entre a cruz e a espada. Quando vim para Manaus, tinha pouquíssimos voos. Era o último voo de Guarulhos. Cheguei e fiquei de quarentena, isolada dentro de casa. Eram os piores índices do Amazonas. Como minha família está aqui, eu não ficaria tão sozinha como em São Paulo. Eu não tinha para onde correr. Graças a Deus não fui infectada e tudo fluiu da melhor forma possível."

Luanna gosta tanto da vida em São Paulo que a avenida Paulista já serviu de cenário para um ensaio que ela fez segurando uma réplica da maleta do "Topa ou Não Topa".

As fotos fizeram tanto sucesso que ganharam like até de Patrícia Abravanel!

Luanna Mendes - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Luanna Mendes em ensaio na Avenida Paulista, cartão postal da cidade de São Paulo
Imagem: Reprodução/Instagram

A modelo precisou trancar um curso de teatro que fazia em São Paulo e encontrou uma forma de realizar um novo trabalho como modelo.

Modelo Luanna Mendes em ensaio com o tema vulnerabilidade - Mauro Jorge/Divulgação - Mauro Jorge/Divulgação
Modelo Luanna Mendes em ensaio com o tema vulnerabilidade
Imagem: Mauro Jorge/Divulgação
Com a ajuda do fotógrafo Mauro Jorge, Luanna fez um ensaio com o tema vulnerabilidade.

Nas fotos, ela aparece de máscara e com uma expressão dramática.

Como modelo, Luanna acredita que consegue exercitar também o seu lado atriz

Os olhos falam mais do que qualquer outra coisa, já que estou de máscara. É esse sentimento de angústia e impotência que quero passar. Tivemos receio de algumas pessoas não entenderem, mas pensamos que nem sempre nós, artistas, somos tão compreendidos. Queríamos deixar uma marca de algo que nunca pensamos sentir.

Em uma das fotos do ensaio, ela aparece com a frase "be ok" (fique bem) no rosto e, em outra, colou palavras de otimismo, como fé, força, amor e carinho.

Luanna Mendes - Mauro Jorge/Divulgação - Mauro Jorge/Divulgação
Imagem: Mauro Jorge/Divulgação

Atualmente, Luanna vive com a mãe em Manaus, mas, em breve, pretende retomar aos poucos a vida que deixou em São Paulo. Procurada pela reportagem do UOL, a assessoria do canal informou que não há previsão para o retorno das gravações do "Topa".

Apesar de demonstrar tanta dor, não podemos perder as esperanças.