Topo

Martha Rocha, primeira Miss Brasil, morre aos 87 anos em Niterói (RJ)

Martha Rocha em 1986 - Niels Andreas/Folhapress
Martha Rocha em 1986 Imagem: Niels Andreas/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

05/07/2020 19h00Atualizada em 07/07/2020 07h38

Martha Rocha, eleita primeira Miss Brasil, morreu ontem aos 87 anos em Niterói, na região metropolitana do Rio. Ela estava na Casa de Repouso Carol Caminha, em Icaraí, onde morava havia um ano e meio. O corpo foi enterrado hoje, no Cemitério do Santíssimo Sacramento, em Niterói.

Álvaro Piano, 63, um dos três filhos da ex-miss, disse que a mãe sofria de enfisema pulmonar e no sábado teve o quadro agravado por insuficiência respiratória. A equipe médica da casa de repouso chamou uma ambulância, mas quando ela chegou, Martha Rocha já estava sem vida, vítima de infarto fulminante.

Segundo Álvaro, há cinco anos Martha fez uma cirurgia no fêmur e, após voltar para casa, foi diagnosticada com uma infecção bacteriana intestinal super agressiva, adquirida no hospital. Ela permaneceu internada por cinco meses em outra unidade hospitalar, mas, desde então, passou a ter dificuldade de se locomover e passava a maior parte do tempo deitada.

O filho revelou que, ao ser identificado o enfisema pulmonar, Martha Rocha abandonou o hábito de fumar, mas o pulmão já estava comprometido. "Isso também é um quadro que fragiliza a pessoa".

Álvaro disse que a mãe, apesar de todos os convites que teve para ser atriz, cantora ou uma personalidade da chamada alta sociedade e de frequentar esse ambiente, sempre soube preservar o lado da família, de mãe e esposa.

Ela sempre foi uma boa mãe para a gente. A lembrança que tenho é de uma mãe que nos deu carinho, e não como uma pessoa inacessível, que nunca está presente. Ela sabia chegar em um equilíbrio com a vida social e com os convites. Para mim, é até inconcebível vê-la como mito de beleza. Ela era a nossa mãe.
Álvaro Piano, filho de Martha Rocha

Miss Brasil

O concurso que deu a Martha o título de Miss Brasil aconteceu em 1954, no Hotel Quitandinha, em Petrópolis, região serrana do Rio. No mesmo ano, a baiana competiu no Miss Universo e terminou em segundo lugar, atrás da norte-americana Miriam Stevenson.

Com o banqueiro português Álvaro Piano, Martha Rocha teve dois filhos: Álvaro e Carlos Alberto. No segundo casamento, com Ronaldo Xavier de Lima, teve outra filha, a artista plástica Claudia Xavier de Lima.

No ano passado, em suas redes sociais, Martha informou que, por questões financeiras, vivia em um lar para idosos.

"Em 1995, com a fuga de Jorge Piano [cunhado] com todo o meu dinheiro, superei meus problemas com suporte de meus dois filhos, duas amigas e o meu trabalho honrado, vendendo os quadros pintados por mim, e ganhando cachê para divulgar o concurso Miss Brasil", explicou, na época.

(Com Agência Brasil)

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que informaram a matéria e a chamada na Home Page, Martha Rocha tinha 87 anos, e não 83. A informação foi corrigida.