Topo

Fátima Bernardes lembra estreia no JN: 'Tem um santo que deve ajudar'

Fátima Bernardes falou da tensão por trás de sua primeira participação ao vivo no JN  - Reprodução/Globoplay
Fátima Bernardes falou da tensão por trás de sua primeira participação ao vivo no JN Imagem: Reprodução/Globoplay

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/08/2020 16h05Atualizada em 21/08/2020 16h40

Fátima Bernardes relembrou um perrengue que passou em sua primeira participação ao vivo no Jornal Nacional, ainda como repórter.

Durante sua participação no programa "Cada Um No Seu Quadrado", no Globoplay, a apresentadora do "Encontro" contou que um temporal no Rio de Janeiro a colocou em uma situação tensa diante de Cid Moreira, então âncora do JN.

"Era uma época que tava chovendo demais no Rio, e a Praça da Bandeira enchia. [...] Aí fiz um flash de chuva pro RJTV, que ficou legal, e me falaram assim: 'Fátima, ficou ótimo! Fica aí que você vai entrar no Jornal Nacional ao vivo. E isso eu começando, meu primeiro ano lá", disse Fátima, explicando como conseguiu o convite para o jornal mais importante do canal.

Segundo a jornalista, a intensidade da chuva quase fez a oportunidade virar um pesadelo. A água molhou o roteiro que a jornalista deveria seguir, obrigando a então repórter a improvisar.

"Peguei meu papel, peguei a caneta, e lá fui eu escrevendo o texto que eu ia falar. Dobrei e botei no bolso da capa. Parecia um pato, estava toda molhada. Aí, pertinho da hora, eu tirei: gente, aquela caneta pilot borrou toda, não tinha uma palavra escrita naquilo. Aí eu falei: 'Ferrou'. Tem um santo que deve ajudar repórter em início de carreira, porque eu comecei a falar sobre a chuva e o câmera pegou uma pessoa saindo de um carro na enchente, com roupa de festa. Eu fui narrando aquilo e deu uma história e tanto", lembrou Bernardes, que foi âncora do JN entre 1998 e 2011.