Topo

Fani relembra perda da avó para o câncer e faz alerta sobre a colonoscopia

Fani publicou na web uma foto de seu exame de colonoscopia  - Divulgação/Instagram @fanipacheco
Fani publicou na web uma foto de seu exame de colonoscopia Imagem: Divulgação/Instagram @fanipacheco

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/09/2020 22h03

Fani Pacheco compartilhou com seus seguidores nas redes sociais uma foto de um dia de exame de colonoscopia como forma de alerta para a prevenção do câncer de cólon.

Em postagem no Instagram, na noite de hoje, a ex-'BBB' pediu aos fãs para não deixarem de fazer o exame, recomendado para pessoas a partir dos 45 anos, e contou que perdeu sua avó após oito anos de luta contra o câncer - além de acompanhar seus tios retirarem pólipos com frequência.

'Essa foto é recente, feita no dia do meu primeiro exame de colonoscopia. Minha avó materna morreu aos 62 anos após uma luta de 8 anos contra um câncer de intestino. Meus tios fazem exames periodicamente e retiram pólipos ainda benignos. Minha mãe retirou pólipos antes de seu falecimento', destacou Fani.

'Essa semana morreu o grande ator Chadwick Boseman, o Pantera Negra, aos 43 anos após lutar por 4 anos contra um câncer de intestino. Por que estou falando sobre isso? Porque o câncer de cólon é um dos poucos tipos de tumores que podem ser prevenidos, já que a maioria tem origem no pólipo. Removendo-se antecipadamente o pólipo, consegue-se fazer com que ele não se transforme em câncer. Logo, realizar o exame preventivo de colonoscopia a partir dos 45 anos ou antes dessa idade quando se tem histórico familiar dessa doença é de extrema importância e tem caráter preventivo', finalizou.

Depois de trabalhar como atriz, repórter e apresentadora de TV, a ex-participante do 'BBB', atualmente, cursa medicina e sonha em se tornar psiquiatra.