Topo

Novos Baianos dizem que 'conversam' com Moraes Moreira: 'Está sempre perto'

Paulinho Boca de Cantor, dos Novos Baianos, no Conversa com Bial - Reprodução/vídeo
Paulinho Boca de Cantor, dos Novos Baianos, no Conversa com Bial Imagem: Reprodução/vídeo

Colaboração para o UOL

12/09/2020 03h24

Baby do Brasil, Paulinho Boca de Cantor e Pepeu Gomes, integrantes do clássico grupo Novos Baianos, disseram que ainda "conversam" muito com o cantor e violonista Moraes Moreira, que morreu aos 72 anos de infarto agudo do miocárdio em abril desse ano.

Segundo o vocalista e compositor Paulinho Boca de Cantor, ele e o amigo falecido ainda mantém contato espiritual. "Moraes era uma pessoa que estava tão perto que até hoje eu continuo conversando com ele. A gente conversa muito", disse ele no "Conversa com Bial" desta madrugada, na Rede Globo.

"A gente era místico ao ponto de achar que a consciência é indestrutível, então a gente continua conversando porque temos uma história e história não se acaba nunca", explicou Paulinho, e completou: "A gente pode ir para outros planos, mas a história vai continuar. E como a história não é mais nossa, é de todos, o Moraes está sempre perto".

Baby do Brasil, que também participou do programa, mostrou estar assimilando a perda de Moraes: "Até agora a minha ficha não caiu. A gente foi impedido de ir ao velório do irmão [Moraes] e não vimos ele. Não vimos o corpo dele e o espírito [dizendo] 'tchau que eu vou tocar'".

Ainda sobre o músico e amigo que se foi, Paulinho ilustrou citando uma fala da cantora: "É como disse lindamente a Baby no outro dia: 'A cada acorde no nosso show, a gente vai se lembrar do Moraes".

Neste sábado os Novos Baianos se reúnem para um show especial em homenagem a Moraes Moreira. A apresentação faz parte da edição online do Coala Festival, de nome Coala.VRTL, e será transmitida no canal do Youtube do evento a partir das 14h.

Intimidade musical

Com a situação causada pela pandemia do coronavírus, obrigando as pessoas a fazerem o isolamento social, os Novos Baianos não conseguiram se reunir e vão se apresentar no Coala Festival sem ter ensaiado. No entanto, para eles isso não é problema algum.

"A gente tem uma capacidade de readquirir a intimidade musical em minutos", afirmou o guitarrista Pepeu Gomes ao apresentador Pedro Bial.

"A gente já não toca há um tempo, porque não estamos conseguindo se juntar para ensaiar por causa dessa dificuldade aí que o mundo está passando, mas a gente tem essa facilidade pelo fato de sermos a mesma banda, de entender um ao outro ou de querer colocar uma música nova no repertório", completou ele.

Sempre de alto astral, Baby finalizou reforçando a fala do ex-marido e companheiro de banda: "Quando a gente junta, a gente acorda. Eu olho para o lado e dá vontade de rir até não poder mais porque eu já sei o que o Pepeu vai fazer".

O "Conversa com o Bial" vai ao ar de segunda à sexta-feira após o Jornal da Globo.