Topo

Na TV há quase 70, Laura Cardoso faz 93 anos: "Aposentadoria é um horror"

Laura Cardoso - Raquel Cunha/TV Globo
Laura Cardoso Imagem: Raquel Cunha/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

13/09/2020 10h42

Uma das atrizes mais importantes da dramaturgia brasileira, Laura Cardoso faz 93 anos neste domingo fazendo autocrítica e espantando a preguiça. Com quase 70 anos na TV, ela não pensa em parar de trabalhar: "Aposentadoria é um horror".

"Pode me chamar de você, que aí me acho mais novinha", brincou a atriz em entrevista ao jornal O Globo.

Laura, que estreou na televisão em 1952 na extinta TV Tupi, já era experiente no rádio, onde interpretava radioteatro e radionovela desde a década de 1940, onde se inspirou para mais tarde dublar Betty Rubble de "Os Flintstones".

Desde que desembarcou na TV, Laura Cardoso é das raras atrizes que aparece praticamente todos os anos na televisão. Mas em 2019 ela precisou se afastar da novela "A dona do pedaço" (2019) em razão de uma forte gripe.

"A gente tropeça, mas levanta e anda", diz a artista, que nem pensa em deixar a dramaturgia.

Parar? Nem pensar! Aposentadoria é um horror!
Laura Cardoso, 93, atriz

Apesar de toda a bagagem, a atriz ainda encontra tempo para autocrítica. No ar como Veridiana na reprise de "Flor do Caribe", ela diz gosta do que revê na telinha, mas "com olhar crítico".

"Onde errei, acertei, onde podia ter feito de outro jeito... A gente fica nervosa, preocupada com texto, gesto. Se vendo e revendo, enxerga onde pode melhorar", afirma.

Em "O outro lado do paraíso" (2018), contracenou com Fernanda Montenegro e Lima Duarte, outros veteranos.

"Começamos meninos, com 16, 17 anos. Fomos nós que inventamos os erros e os acertos", afirmou.

Sobre a comemoração do aniversário, ela diz que não se importa muito.

"Nem ligo muito para esse negócio. Deus é quem vai dizendo 'anda'. E vamos andando. É bom. Ele nos dá a oportunidade de viver e ver as pessoas que amamos. Minhas [netas] Adriana e Claudia, meu amado [bisneto] Fernando, que é meu último amor."

Digo: 'olha que bom, cheguei a ter bisneto!'
Laura Cardoso, 93, atriz