Topo

Ana Paula Araújo: 'Estupradores não são doentes, são homens normais'

Ana Paula Araújo no Saia Justa - Reprodução/vídeo
Ana Paula Araújo no Saia Justa Imagem: Reprodução/vídeo

Colaboração para o UOL

15/10/2020 00h21

Divulgando o seu primeiro livro, "Abuso - A Cultura do Estupro no Brasil" (Globo Livros), a apresentadora do "Bom Dia Brasil", Ana Paula Araújo, explicou que, na maioria dos casos de estupro, o estuprador é um homem normal, que possui família, emprego, e não especificamente uma pessoa doente ou com transtornos mentais.

"É bom deixar claro que o estuprador não é necessariamente, na maioria dos casos, um doente ou um monstro, embora o que ele faça seja doentio e monstruoso. Mas são homens absolutamente normais que trabalham, têm famílias, são casados e que em algum momento se acharam no direito de abusar de uma mulher", disse ela no "Saia Justa" desta quarta (14), na GNT.

Na obra de 320 páginas, Ana Paula relata histórias desoladoras de abusos sexuais e mostra o quão esses casos são presentes nas vidas das mulheres brasileiras, inclusive, da própria autora que revelou ter sido assediada por um homem dentro de um ônibus na adolescência.

Para chegar ao resultado final do livro, foram quatro anos de pesquisa sobre o tema em que mais de cem vítimas, familiares, criminosos, psiquiatras e diversos especialistas no assunto foram entrevistados.

"O estuprador só pede ajuda depois que é pego. Por que ele não pede ajuda antes?", questionou a jornalista de 48 anos no programa. "É sempre assim, ele sempre fala: 'Não sei por que eu faço isso?'", disse.

Para Ana Paula, o caminho para combater a cultura do estupro é longo e um dos pilares dessa transformação tem que vir da educação de meninos e meninas.

"A gente cria as meninas para tomar cuidado e se proteger o tempo todo, quando, na verdade, a melhor proteção é ensinar aos meninos que eles não podem abusar de uma mulher, e ensinar a eles, claramente, o que é o consentimento", afirmou ela.

"Precisamos ensinar para as meninas o que elas têm que exigir e não simplesmente ficar amedrontadas e com medo o tempo todo. É por aí que tem que começar essa transformação", finalizou a apresentadora.

O "Saia Justa" é exibido às quartas-feiras, às 22h30, no canal GNT