BBC pede desculpas 25 anos depois da entrevista polêmica com princesa Diana
A rede de televisão britânica BBC fez um pedido de desculpas ao irmão da princesa Diana, Charles Spencer, morta em 1997, pela conduta do jornalista Martin Bashir que conseguiu um depoimento exclusivo da Lady Di.
Bashir, segundo a emissora, usou extratos bancários falsificados para coagir o irmão da princesa e, assim, conseguir a entrevista dela — o que aconteceu.
"Sugerir que os documentos falsos eram verdadeiros estava errado na época e está errado agora; a BBC de hoje tem o prazer de se desculpar por isso", escreveu um porta-voz da emissora ao jornal The Post no mês passado.
O porta-voz afirmou ainda que "os processos editoriais da BBC estão agora ainda mais rígidos" e que hoje isso não aconteceria.
Os supostos extratos bancários seriam de um ex-chefe de segurança de Diana que estaria vendendo informações sobre a vida privada.
Na mesma entrevista de 1995, Diana falou a frase de que "haviam três pessoas nesse casamento", em um programa que 25 milhões de telespectadores assistiram, se referindo ao casamento com o príncipe Charles, que estava em ruínas e prestes a concluir o divórcio.
Segundo o The Sunday Times, Tim Davie, chefe da BBC, pediu desculpas a Charles pelo episódio.
Martin Bashir não se pronunciou não se pronunciou e a BBC disse que não vai abrir novas investigações devido ao estado de saúde do jornalista, que está com covid-19.
"Os registros da BBC dizem que a Princesa de Gales disse que não tinha visto os documentos simulados e que eles não tiveram nenhum papel em sua decisão de participar da entrevista", completou o comunicado.
A manipulação dos documentos, segundo o The New York Post, foi feito por um designer da equipe na época.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.