Mariana Ximenes, Andréia Horta e mais atrizes criam peça online inédita
Mariana Ximenes, Andréia Horta, Débora Falabella e Bianca Comparato, um verdadeiro time de peso de atrizes brasileiras, criaram o espetáculo virtual inédito "Cara Palavra", em que falam sobre o cotidiano, amor, drama, arte, solidão e reinvenção em tempos de pandemia, sempre ilustrando com poesias.
"A gente pegou todos esses assuntos que nos atravessavam e começamos a expressar artisticamente, mas de uma forma absolutamente artesanal", explicou Mariana Ximenes no "Conversa com Bial" desta madrugada de sexta (6).
Andréia Horta, que também participou do programa, disse: "Quando veio a pandemia e o isolamento social, a gente falou: 'Não vamos conseguir ficar em casa sem falar nada sobre as coisas que estão acontecendo'. Então, começamos a criar e colocar em prática as nossas inquietações".
O projeto começou como um hobby onde as atrizes postavam vídeos curtos nas redes sociais. No entanto, não demorou muito para a ideia crescer e se transformar em um sarau poético performático.
"Recebemos a proposta do Teatro Porto Seguro em transformar essas pílulas do Instagram em teatro", contou Mariana, e continuou: "A proposta era que cada uma gravasse de onde estivesse: eu e Andréia de nossas casas, a Débora direto do palco do teatro Porto Seguro e a Bianca dos Estados Unidos".
Embora seja online, o espetáculo é realizado 100% ao vivo, assim como uma peça de teatro, e reúne textos do dramaturgo Pedro Brício e trabalhos de diversas poetas brasileiras.
"A gente trouxe muitas poetas jovens, mas também trouxemos escritoras como Conceição Evaristo e Viviane Mosé", exemplificou Mariana. "Ainda bem que a produção brasileira tem muitas escritoras poetas maravilhosas. O Brasil tem uma grande produção de poetas", celebrou a global.
Realizado aos sábados e domingos, às 20h, "Cara Palavra" fica em cartaz até o dia 15 de novembro e os ingressos podem ser adquiridos no site do Teatro Porto Seguro. Parte do valor dos ingressos será destinado aos profissionais do teatro que estão passando por dificuldades durante a pandemia.
Ao finalizar a conversa, Mariana disse que não vê a hora de poder encontrar as suas parceiras de palco virtual: "Estou doida para abraçar todo mundo, toda a produção, porque a nossa obra, por mais que cada uma esteja na sua casa, é uma obra coletiva, é um grupo".
"A gente está há um ano trabalhando juntas e ainda não se encontrou", concluiu Andréia, também cheia de saudade das companheiras.
O "Conversa com o Bial" vai ao ar de segunda à sexta-feira após o Jornal da Globo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.