Topo

Cardi B pede desculpas após posar como deusa Hindu em capa de revista

Para alguns adeptos do hinduísmo, a foto foi desrespeitosa à deusa Durga - Reprodução
Para alguns adeptos do hinduísmo, a foto foi desrespeitosa à deusa Durga Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

12/11/2020 21h14

Cardi B usou o Instagram hoje para pedir desculpas por posar como a deusa hindu Durga na capa da revista Footwear News — membros da religião a acusaram de apropriação cultural.

Durga é a deusa da força interior, e geralmente é representada com oito ou dez braços. Na fotografia, Cardi B aparece com oito braços, segurando um tênis Reebok.

No Twitter, alguns praticantes do hinduísmo destacaram os motivos pelos quais a foto é desrespeitosa: primeiramente, não se pode usar sapatos em tempos hindus — por isso, usar a religião para uma propaganda de sapatos é, no mínimo, irônico!

A deusa nunca é representada com a pele do corpo à mostra. Na foto, Cardi usa um vestido sem alças. "Durga não pode ser usada como um estilo", diz um usuário do Twitter.

Após a polêmica, Cardi B se desculpou nos stories: "Quando fiz a sessão de fotos, me disseram que eu seria uma deusa que representa força, feminilidade e libertação, e são coisas que eu amo, por isso achei o máximo. Se as pessoas acham que eu ofendi sua cultura ou religião, quero dizer que sinto muito; não foi minha intenção".

Não gosto de desrespeitar a religião dos outros. Não gostaria que desrespeitassem a minha. Quando as pessoas se vestem de Virgem Maria ou Jesus, não me incomoda desde que o façam de maneira bonita e graciosa. Não queria ser desrespeitosa, talvez eu devesse ter pesquisado mais.

Na legenda, a rapper acresentou: "Me desculpa, gente, eu não queria ofender ou desrespeitar a cultura de ninguém. Não posso mudar o passado, mas serei mais cuidadosa no futuro".