Topo

Duda Reis faz texto sobre aprendizados antirracistas com Nego do Borel

Duda Reis aproveitou Dia da Consciência Negra para falar dos episódios de preconceito que viveu ao lado do noivo, Nego do Borel - Reprodução/Instagram/@dudareisb
Duda Reis aproveitou Dia da Consciência Negra para falar dos episódios de preconceito que viveu ao lado do noivo, Nego do Borel Imagem: Reprodução/Instagram/@dudareisb

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/11/2020 15h23Atualizada em 20/11/2020 15h28

Duda Reis aproveitou o Dia da Consciência Negra para fazer um texto sobre seu relacionamento com o cantor Nego do Borel.

Na publicação em seu Instagram, a influenciadora detalhou os aprendizados antirracistas que teve desde o início do namoro dos dois, em meados de 2019, afirmando que saiu da "zona de conforto" pela primeira vez ao se deparar com episódios de preconceito vividos por Maycon, nome de batismo do artista carioca.

"Esse é o Maycon. Vocês o conhecem muito como 'Nego do Borel', não que ele não seja o Nego, ele é, mas é o Maycon também. Quando nos conhecemos, a sintonia foi de cara. Costumamos dizer que nos apaixonamos primeiro por nossa cabeça e maneira de pensar, e depois fomos realmente nos amando por inteiro. Quando digo por inteiro, é por inteiro, principalmente pelo brilho nos olhos. Eu sabia que o racismo existia, sempre soube, porém não sabia que ele era tão real e tão vivo como é", escreveu Duda no post ilustrado por uma foto dos dois em preto e branco.

A jovem, de 19 anos, disse ter visto de perto momentos em que pessoas atravessavam a rua ao ver o namorado apenas pela cor da sua pele, demonstrando medo até o momento em que perceberiam que ele era um artista famoso.

"Obviamente eu não sabia, eu não havia nunca saído da minha zona de conforto pra entender isso, mas o Maycon me mostrava e me ensinava, só que na maioria das vezes não precisei ser ensinada, eu só observava. Observava como as pessoas, antes de reconhecerem o Nego do Borel, mudavam de lado na rua, faziam cara feia, seguravam mais a bolsa, puxavam os filhos... até que num supetão, viravam uma chave e se alegravam ao ver e reconhecer o artista, isso vinha acompanhado de 'é você? Nossa, não reconheci! Desculpa, somos seus fãs'", detalhou.

Ela ainda condenou a visão de pessoas negras como marginais e explicou os motivos pelos quais sempre preferiu se manter neutra diante de pedidos para comentar críticas sobre o relacionamento inter-racial, dizendo que teve dificuldades para falar por crescer sem "ver o racismo".

"Sempre fui questionada sobre isso e sempre tentei não me posicionar, até por medo, porque eu vivo aprendendo a cada dia e sei que estou me reconstruindo. Também tento não falar tanto porque não é meu lugar de fala. Eu sou branca, loira, olhos azuis, privilegiada, estudei nas melhores escolas, não vi o crime, não vi o racismo, só tive UM amigo negro na escola (quando criança e ele era bolsista, ele sofreu muito preconceito e hoje eu entendo realmente que essa dor é real). Vocês entendem o que é não crescer com nenhum negro na sua sala? Você já cresce com uma rede neural que 'estranha' e já divide as pessoas por cor, as definindo também", justificou.

Nos comentários da publicação, Duda continuou o desabafo sobre os preconceitos contra o namoro com Nego, lembrando os comentários que ouvia e destacando seu amor pelo noivo, que a pediu em casamento em junho deste ano.

"Lembro que quando eu e Maycon começamos a sair, as pessoas estranhavam, ouvíamos diversos comentários que questionavam nossos sentimentos. Os dele e os meus. Eu ficava muito triste, talvez não mostrasse tanto pra ele por que sempre quis ser um trator de forte, mas tive muitos momentos sozinha em que chorei e me indignei com o mundo. Eu nunca vi cor da pele, eu sempre vi o brilho no olhar, que foi o que sempre tivemos", afirmou.

Ela ainda falou dos planos de formar uma família com o cantor, de 28 anos, e sobre a esperança de gerações futuras com menos preconceito.

"Eu amo um homem negro, vivo com ele, partilho a vida com ele, e um homem que é igual a qualquer outra pessoa, planejo um futuro com esse homem, imagino os filhos lindos que teremos, e tenho certeza que passaremos valores ímpares para eles e que nossos descendentes farão parte de uma geração muito mais evoluída, aberta e de uma geração muito menos ignorante do que as passadas", desejou a influenciadora.

"Agradeço por termos a internet, ela costuma ser tóxica, mas temos espaço para levantar questionamentos que nunca foram levantados. E como eu disse, apesar de não ser o meu lugar de fala, eu me solidarizo e me doo pra qualquer situação assim e levanto minha voz junto com todos vocês. Obrigada vida, por tanto me ensinar. Eu amo você, respeito sua história, sua raiz e espero a cada dia ser mais sensível ainda com toda a real luta diária que vocês sofrem. Diga NÃO ao racismo", completou.