Topo

Filha de Eduardo Galvão relata melhora do pai, internado em UTI com covid

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/11/2020 12h12Atualizada em 30/11/2020 15h33

Eduardo Galvão, de 58 anos, está apresentando evoluções após dois dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital do Rio de Janeiro por complicações da covid-19.

As informações sobre o estado de saúde do ator foram oferecidas por sua filha, Mariana. Ela informou que o pai já está conseguindo se alimentar com refeições sólidas e que seus exames obtiveram bons resultados, apesar do comprometimento do pulmão persistir.

"Meu pai passou melhor essa noite. O médico disse que ele conseguiu dormir um pouco e está menos incomodado com a sonda do que com a máscara (de oxigênio). E com certeza está melhor para ele em relação à oxigenação, ele está conseguindo respirar melhor", contou ela em entrevista à Quem.

"Ele estava tomando aqueles shakes de nutrição, mas agora conseguiu comer alguma coisa. Meu pai estava muito sem apetite, mas precisava dos nutrientes. E aí acho que ele está mais forte", teorizou a cineasta, de 31 anos.

Segundo ela, o exame PCR do pai, que indica a presença do coronavírus em seu organismo, também já apresentou uma queda significativa.

"Os exames estão todos melhores e só o pulmão dele que ainda está precisando do oxigênio. Por isso que ainda não tem nem previsão de sair da UTI por conta do pulmão que ainda está necessitando muito do oxigênio", explicou.

Ela ainda detalhou que os médicos estão investindo em anticoagulantes para evitar possíveis trombos no pulmão de Eduardo, que continua com quase 60% dos pulmões comprometidos.

"Esse exame não mudou muita coisa dos 58% de comprometimento pulmonar que ele estava. Ele precisa que o organismo reaja, é basicamente isso. Mas está tudo caminhando para que sim, porque uma das coisas que fazem o organismo reagir e o pulmão melhorar a oxigenação é essa proteína C-reativa diminuindo e como está diminuindo, então provavelmente isso vai melhorar também", afirmou.

"Quando ele começar a melhorar e ficar menos dependente do oxigênio é que a gente vai começar a poder ter uma previsão de sair da UTI. Mas está tudo caminhando para que isso aconteça. Em dois dias, a PCR já diminuiu de quase 30 para 17. Então, com certeza, o organismo dele está respondendo legal ao tratamento e os outros exames estão bons também. Ele está urinando bem, dormiu melhor. Vamos continuar nossas orações. O médico falou para mim que cada dia é um dia, mas vamos caminhando para o melhor", completou Mariana, filha única do ator com a ex-mulher, a psicóloga Isabel Gomes.