Carioca fala do sucesso de 'SofaZenda' e comparações ao BBB: 'Nada a ver'
O clima de tensão nas noites de eliminação de "A Fazenda 2020" (RecordTV), vem acompanhado de um respiro: o quadro "SofaZenda", em que o humorista Carioca faz paródias relacionadas aos melhores momentos da semana no reality rural.
Em conversa com o UOL, o comediante analisou a temporada do programa, considerada a de maior sucesso, e a importância das sátiras em um dia em que os telespectadores estão tão aflitos.
Entretenimento da família brasileira
Em um ano marcado pela pandemia do Coronavírus, Carioca reconhece a importância do entretenimento para a família brasileira. "As pessoas estão mais em casa, e 'A Fazenda' é um programa de puro entretenimento. O humor ajuda muito em um programa como este. É um complemento, fortalece a atração. Não à toa, estamos, toda semana, nos trending topics [do Twitter]".
No entanto, o próprio humorista não se vê confinado além da quarentena. "Não tenho a menor condição de entrar em um reality show", assume.
'BBB20' x 'A Fazenda 12'
Depois do sucesso da edição do "BBB20" (TV Globo), em que Rafael Portugal, também tinha um quadro humorístico exibido no dia do paredão, as comparações foram inevitáveis, mas Carioca se defende de qualquer acusação de "imitação" do programa concorrente.
Sempre teve quadro de humor em reality show. Teve Mônica Iozzi [no BBB]. Eu acho que é um quadro de humor, mas, comparando os dois, não tem nada a ver um com o outro. O nosso tem paródia, tem personagem... O quadro do Rafael é diferente. A semelhança é que ambos são um quadro de humor dentro de um reality show".
Criação do quadro
Em "SofaZenda", Carioca interpreta a si mesmo e a 'Seu Brasil', um senhor que é fã do reality show. No primeiro programa, ele também interpretou a irmã do humorista, todos telespectadores do programa.
O conceito é o de mostrar como é a vida de fãs do "melhor reality show", como anunciou Marcos Mion na estreia do quadro.
No início de "A Fazenda 12", Carioca foi convidado para criar o humorístico. "A direção da emissora me convidou para fazer este desafio, que era um quadro de humor para a Fazenda. Obviamente, eu topei de imediato, porque gosto muito de reality show, gosto do segmento, acho divertido e acredito que ele tenha muita matéria-prima para fazer humor. É uma fonte riquíssima para trabalhar", elogiou.
Em um ano de pandemia e diversas limitações, Carioca destaca os esforços da equipe do reality show em cada aspecto da produção. "Foi um pouco difícil por se tratar de um quadro criado a partir do zero. Mas a estrutura que a RecordTV deu, facilitou muito o trabalho. Uma equipe competente, criativa e rápida. O desenvolvimento, no começo, foi um pouco complicado, mas, logo depois, encontramos um caminho e agora estamos só surfando", conta.
Aguentando os haters
Carioca incorporou diversos peões e, semanalmente, interpreta a boneca Anárbelle, um espírito que assombra os participantes da casa, em especial Lidi Lisboa, que é a que mais se expressa corporalmente na casa.
Com as sátiras, ele tem de lidar com os haters ou com as torcidas, que se rebelam quando o cantor debocha de seus favoritos.
Foi o caso dos fãs de Biel, por exemplo, que não gostaram muito da paródia da música "Química", um dos seis misteriosos hits do cantor. "Essa dos hits do Biel foi ele mesmo quem disse que tinha seis hits. Quero saber quais são. Um eu conheço, os outros cinco eu estou esperando. Só conheço mesmo "Tô Chegando Hein... Que que isso Hein...", as outras eu não conheço. Podem ser conhecidas do grande público, mas eu não conheço. Trata-se de uma brincadeira que a internet tem feito com ele", defende Carioca.
Sempre tem os haters, que se tornaram algo básico, como oxigênio, gás carbônico. Eles estão no universo. Lido muito tranquilamente com os haters, acho que faz parte. As torcidas, claro, ficam bravas, mas não tenho o que fazer. Eu tenho que entender, pois sei que existem torcida e engajamento pelos participantes. E eu sei que, quando você brinca com alguém, as torcidas ficam um pouco bravas. Mas é algo momentâneo, logo passa.
Manipulado?
A roteirização do quadro é semanal e, ao contrário do que muita gente pensa, é impossível o humorista saber o resultado da roça.
"A gente senta e discute com toda a equipe, e a gente define, de acordo com o andamento do reality, qual vai ser a zoeira. A gente se apega ao andamento, ao movimento, à pilha da semana. Então, a gente foca naquele evento que foi o mais polêmico e de maior repercussão."
No dia da eliminação de Raissa Barbosa, por exemplo, muitos telespectadores afirmaram que houve manipulação dos votos e que, prova disso, foi Carioca ter feito uma sátira em relação à modelo naquele dia.
Gente, isso foi concebido antes da votação. O quadro foi gravado na segunda-feira, e a formação da roça que colocou a Raissa na roça aconteceu na terça-feira. Então, foi uma coincidência. Isso só prova que o quadro está muito conectado com o que acontece dentro de 'A Fazenda'.
Reta final
Na reta final do programa, ele afirma não torcer para ninguém, pois tem um olhar "técnico" do programa. "Não torço por ninguém, mas, sim, pelo programa para que tenha fogo no feno e que tenhamos material para produzir piada. A diversão do público é essa", analisa.
Como humorista, lamenta as eliminações de JP Gadêlha e Juliano Ceglia, sobre quem já tinha a piada pronta. "Eu acho que faltou zoar o Juliano. Não deu tempo, pois ele foi eliminado antes. Eu queria fazer uma brincadeira em cima da música 'Oh Juliana, o que tu quer de mim'... Eu queria ter feito esta brincadeira com ele, ele estava em nossa lista de paródias, mas, infelizmente, ele saiu. Eu também queria brincar com o JP, mas ele também foi eliminado antes."
Com o retorno dos ex-peões à final, ele afirma que não tem planos de encontrá-los pessoalmente e diz que torcia para que Luiza Ambiel voltasse, caso houvesse uma repescagem. "Ela é muito engraçada. O pessoal ia ficar revoltado se ela voltasse", ri.
Carioca só tem motivos para agradecer o sucesso e é modesto ao ouvir que essa foi a melhor edição até hoje do programa.
Não sou eu quem está dizendo isso, mas, sim, o público, os resultados, a direção da emissora. É algo que nos dá muita felicidade. É muito gostoso estar em um produto que está dando certo. 'A Fazenda' é o assunto nas ruas. Por onde eu ando, as pessoas só falam do programa. É uma atração que tem feito muito sucesso mesmo, é um projeto vencedor.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.