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Influencer é expulsa de voo após filha de 2 anos não querer usar máscara

Eliz, o marido e a filha de dois anos tiveram que sair do voo em que estavam após a menina não querer usar a máscara - Reprodução/Twitter/@elizfulop
Eliz, o marido e a filha de dois anos tiveram que sair do voo em que estavam após a menina não querer usar a máscara Imagem: Reprodução/Twitter/@elizfulop

Do UOL, em São Paulo

14/12/2020 09h00

A influenciadora Eliz Orban e o marido foram expulsos de um voo da companhia aérea United Airlines depois que a filha de dois anos do casal, Edeline, recusou-se a colocar máscara de proteção contra a covid-19. A família — que viajava da cidade de Denver para Newark, nos EUA — comentou que as bagagens, incluindo a cadeira para automóvel da criança, não foram devolvidas e seguiram ao destino final mesmo sem os donos.

O caso aconteceu na última sexta-feira (11), mas foi publicado nas redes sociais no dia seguinte por Eliz que é coach de saúde e bodybuilder.

"Hoje fomos expulsos de um voo da United [Airlines] indo de Denver para Newark porque nossa [filha] de 2 anos não "obedeceu" em manter a máscara dela [no rosto]. Vá ver o IGTV completo no meu Instagram", comentou a mulher no Twitter, no entanto, hoje o perfil dela encontra-se fechado no Instagram, impedindo a visualização do conteúdo.

Apesar disso, no vídeo publicado por Eliz no Twitter é possível ver o marido dela tentando colocar a máscara na menina que põe as mãos no rosto e recusa. Em seguida, um funcionário da companhia chega e informa que eles vão ter que "pegar os seus pertences e sair da aeronave".

O marido de Eliz diz se o funcionário "está brincando", questiona por que eles vão ter que retirar-se do local e se a empresa pede para clientes saírem dos aviões frequentemente. O funcionário pede desculpas, mas explica que o pedido segue a conduta da companhia pois não há conformidade na ação.

Ao questionar qual conformidade seria essa citada pelo funcionário, o marido de Eliz ainda explica que está tentando segurar a "máscara" que ele utilizava anteriormente sobre o rosto da filha.

No final da gravação, Eliz fala que os funcionários da companhia "não podem" forçar a filha a usar o equipamento de proteção e que a menina estava chorando. Depois é possível ver a menina e a mãe saindo do avião.

De acordo com o site DailyMail, a continuação do vídeo que Eliz teria postado no Instagram mostra o mesmo funcionário que pediu para o casal sair do voo informando que as bagagens deles, incluindo a cadeirinha para automóvel de Edeline, não seriam devolvidas, continuariam no avião e seriam enviadas ao destino final do casal.

"Nossa cadeira de criança está naquele avião. Como vamos voltar para casa? Isso é uma piada de verdade?" disse Eliz no vídeo, mas não obteve resposta.

Na legenda da postagem no Instagram, Eliz ainda destacou que havia planejado um jantar com os amigos em Nova Jersey, onde o marido dela nasceu, além de falar que sempre viajou na companhia. Ela ainda contou que viajou com Edeline quatro vezes durante a pandemia e "nunca teve um problema".

Eliz disse ontem ao programa "Fox & Friends", da rede televisiva Fox News, que a equipe da companhia foi "rude" desde quando eles chegaram para embarcar e uma comissária de bordo questionou quantos anos tinha a filha dela e, ao saber da idade da menina, comentou era obrigatório que a criança usasse máscara. A funcionária ainda forneceu uma máscara, já que a família não tinha outra para colocar em Edeline.

"Sentimos que não recebíamos nenhum aviso, nada para ajudar na situação. Foi como, 'Oh, bem, sua filha de dois anos não está obedecendo, vocês estão fora do avião. A experiência foi absolutamente traumatizante e muito humilhante", ressaltou a mulher.

O que diz a empresa

Em uma declaração enviada ao site da rede televisiva ABC 11, um porta-voz da United Airlines disse: "A saúde e a segurança de nossos funcionários e clientes é nossa maior prioridade, e é por isso que temos um conjunto de políticas em várias camadas, incluindo obrigar todos a bordo com dois anos ou mais a usarem uma máscara."

"Esses procedimentos não são apenas respaldados pela orientação do CDC [Centros para Controle e Prevenção de Doenças] e nossos parceiros na Clínica Cleveland, mas também são consistentes em todas as grandes companhias aéreas. Estamos investigando esse incidente específico e entramos em contato com a família. Também reembolsamos suas passagens e devolvemos a cadeirinha e as malas", continua o comunicado.

O porta-voz também comentou à Fox News que a família de Eliz não foi proibida de voar com a companhia aérea, como dito por ela anteriormente em um dos vídeos.