Topo

George Clooney: 'Não faz sentido' lançar filme nos cinemas na pandemia

George Clooney defende serviços de streaming - HENRY NICHOLLS
George Clooney defende serviços de streaming Imagem: HENRY NICHOLLS

Do UOL, em São Paulo

16/12/2020 11h32

George Clooney insistiu para que a Netflix não fizesse uma grande campanha promovendo "O Céu da Meia-Noite", seu novo filme, nos cinemas. O longa foi lançado apenas em algumas salas nos EUA, por causa da pandemia, e chegará ao catálogo do streaming em 23 de dezembro.

Eu fiz um filme que foi feito para ver nos cinemas. Mas a primeira coisa que disse para o pessoal da Netflix foi: 'Não quero que ninguém saia por aí dizendo: 'Fique em casa, as escolas estão fechadas e os restaurantes também, mas podem ir assistir ao meu filme mesmo assim''. Não há nenhuma realidade nisso. [...] Se você não pode ir, não vá e ponto. Há muitos problemas maiores no mundo atualmente."
George Clooney à Variety

O cineasta ainda minimizou o impacto de decisões como a da Warner Bros., que determinou que seus filmes de 2021 seriam lançados simultaneamente nos cinemas e no streaming HBO Max.

Sejamos bem claros: em 1950, as pessoas entraram em pânico, porque acharam que a televisão ia acabar com o cinema. Depois, foi o VHS. Depois, o DVD. A verdade é que, não importa o que aconteça, sempre haverá espaço para o cinema. As pessoas querem sair de casa. Eu não posso virar para a minha esposa todos os dias e dizer: 'Vamos ficar aqui e ver TV hoje'."
George Clooney explica porque o cinema 'sobreviverá' à pandemia

Para Clooney, a atuação do streaming no mercado de entretenimento é largamente benéfica:

O que eles fizeram foi prover milhares de novos trabalhos para atores, roteiristas, diretores e produtores que estão criando conteúdo muito interessante. O streaming deu a novos cineastas, pessoas jovens e membros de minorias, novas oportunidades de trabalho. Não há nada de ruim nisso."
George Clooney defende o streaming