Topo

Doçura, batalhadora, saudade: famosos se despedem de Nicette Bruno

Do UOL, em São Paulo

20/12/2020 13h50Atualizada em 20/12/2020 23h36

Diversos atores e colegas da atriz Nicette Bruno lamentaram hoje a morte da atriz que foi vítima do novo coronavírus. Pelas redes sociais e também em entrevistas na televisão, famosos relembraram a carreira e os momentos felizes com a atriz.

Em entrevista à Globo News hoje, a atriz Arlete Salles afirmou que a morte de Nicette Bruno, por complicações da covid-19, é "para entristecer nossos corações mais uma vez" em um momento de "muitas perdas".

"Perde o teatro, o cinema e a TV", disse Salles que definiu a colega, além de uma atriz talentosa, como "um ser humano lindo".

"Era de uma doçura rara de encontrar no ser humano", disse a atriz, que lembrou a relação de Salles com o marido, o ator Paulo Goulart, e com os filhos. "A família foi muito forte na vida dela. Uma mulher apaixonada pelo seu companheiro, pelas filhas e pela profissão", disse.

Amigo de Nicette há seis décadas, Ary Fontoura afirmou também à GloboNews que acompanhou as notícias sobre a internação da atriz torcendo por sua recuperação, "mas infelizmente isso foi mais forte, foi além da nossa vontade".

"Uma amizade tão sincera, tão cultivada nesse tempo todo. Dificilmente poderá se comparar a outras coisas", afirmou o ator.

Ela batalhou até o final, os médicos batalharam, a família dela batalhou e nós amigos batalhamos também. E tentamos também coroar essa vida magnífica que a Nicette teve junto aos seus familiares e junto a todos nós, atores. Saudades imensas e profundas permanecerão, sem dúvida

Ary Fontoura, ator, em entrevista à Globo News no domingo (20)

Elizabeth Savalla, também amiga de longa data de Nicette Bruno, destacou o lado espiritual da atriz. Além disso, desabafou contra a falta de cuidados da população contra a pandemia do novo coronavírus.

"O Paulo (Goulart, marido de Nicette morto em 2014) está lá recebendo a Nicette no mundo espiritual. Eles são pessoas muito espiritualistas, acredito que esse tempo todo dessa tortura da Nicette foi até para preparar de alguma forma todos nós, porque a gente não queria mais que ela continuasse nesse sofrimento. Essa doença horrorosa que ela se preservou o tempo todo e um único dia, foi uma visita, e [mesmo] a pessoa com máscara ela pegou. As pessoas estão na praia, não dá para entender", afirmou à Globo News.

Também na Globo News, Françoise Fourton foi às lágrimas ao lembrar Nicette e a família — em especial, dos filhos Bárbara, Beth e Paulo Filho.

"Betinha, Bárbara, Paulinho: continuamos juntos, porque ela, sim, está também com a gente. Tenho o privilégio imenso de me sentir completamente agregada. Nicette é minha amiga, confidente, pessoa com quem sempre falo e sempre falei tudo. É com quem sempre passava o Ano Novo. São as referências da minha vida, Nicette é minha referência de mulher, mãe, cidadã, atriz, de generosidade", descreveu.

Ainda ao canal, Betty Faria lembrou Nicette como "uma pessoa linda, maravilhosa, simpática, boa mulher, boa profissional, boa colega, um ser humano de primeira".

Os filhos têm que ficar muito orgulhosos da mãe que tiveram, da boa criação como ser humano que eles receberam de Nicette Bruno

Betty Faria, atriz, em entrevista à Globo News no domingo (20)

Tony Ramos, por sua vez, lembrou a "capacidade produtiva" de Nicette Bruno, descrita por ele como uma mulher "absolutamente batalhadora, sonhadora, completando uma novela e já pensando no próximo projeto, trocando ideia de como seria o próximo espetáculo".

"Falávamos sempre sobre espiritualidade, sobre o desconhecido, sobre a presença mágica que chamamos de Deus. Quantos diálogos tivemos sobre esse assunto", disse Tony, também à Globo News.

"A gente perde um dos grandes pilares do teatro, do cinema e da TV. Saudade para todo o sempre."

Questionado sobre a pandemia do novo coronavírus, Tony reforço o discurso cobrando uma participação mais ativa da classe política e da sociedade, evitando aglomerações e tomando cuidados contra o vírus.

"A gente fica buscando entender tudo que está acontecendo. Isso não é brincadeira, é um virus agressivo. É mais que chegada a hora das pessoas entenderem, de termos políticas claras, públicas, rápidas de atendimento, fundamentalmente a classes muito necessitadas. Não podemos ter diversas versões, as mais variadas, e muitas vezes levianas", desabafou.

"A única coisa que posso te dizer espontaneamente é: mantenham distanciamento, usem a máscara, lavem bem suas mãos, esperemos essas vacinas, que venham rápido, com a urgência necessária, que tomemos essas vacinas e tenhamos consciência de que não é porque vacinou que está curado. Tem que esperar o tempo de maturação. Tomou as duas doses, ainda espere um tempo, usando máscara, mantendo higiene. Falo como leigo e, espontaneamente, repito como pai, companheiro, avô, que a preocupação minha é enorme e com todos. Para quem trabalha comigo, quem atende nosso familiares. Perdi um primo muito querido nessa pandemia, um primo irmão. Sabemos muito bem o que essa dor, mas acho que não sabemos, isso não é uma brincadeira."

Antônio Fagundes em entrevista à CNN no domingo (20)

Segundo o ator Antônio Fagundes, só de existir Nicette Bruno já deixou um legado importante para o país. "O maior legado foi a e existência a Nicette. Ela existir foi uma coisa maravilhosa, não só artisticamente mas também por ter sido a pessoa linda, generosa, sempre afetuosa com os colegas de trabalho, sempre muito carinhosa e muito presente. A simples existência já foi um presente para nós."

Muito alegre, muito gentil, muito atenta, muito tudo de bom

Ele se disse "sossegado" em saber ao menos que a família da atriz está amparada por sua religião espírita. "Uma família de artistas, unida e eu sei que todos eles estão unidos no espiritismo. Por um lado eu to sossegado porque sei que eles tão confortados por essa doutrina".

Rosa Maria Murtinho em entrevista à CNN no domingo (20)

A atriz e amiga de longa data de Nicette relembrou a proximidade que as duas tinham e falou com muito pesar da tristeza que estava sentindo. "Era uma coisa linda da alegria dela de ser atriz. De entender essa carreira de passar pras pessoas uma coisa que outra pessoa escreveu que que agente considera que é nossa."

"Os momentos que a gente teve pessoalmente, de se divertir, no aniversário dela, nos almoços, quando ela foi na minhas bodas. Eram momentos muito alegres. Ela e o Paulo formavam um casal que ser filho da Nicette era um privilegio, porque ela conseguiu fazer aquela família ser muito solidária."

Ela contou que todos os dias às 18 h fazia uma oração pela amiga.

Rosa Maria fez um apelo para que também se lembre dos recuperados da doença, pois "os idosos estão com muito medo". Ela ainda não sabia da notícia de o ator Marco Ricca recebeu alta do hospital e comemorou ao vivo.

Cleber Machado

O narrador Cleber Machado também lamentou a notícias: "Hoje a gente também homenageia uma das mais talentosas e simpáticas atrizes da dramaturgia brasileira. Faleceu hoje, vítima da covid-19, Nicette Bruno. À família, à família de artistas, aos fãs, o nosso abraço. E vai encontrar o Paulo Goulart."

Dan Stulbach em entrevista à CNN no domingo (20)

O ator Dan Stulbach relembrou o quanto Nicette o inspirou na vida para escolher a carreira de ator. "A gente vira ator pelas pessoas que a gente viu, pelas pessoas que nos inspiraram, e a Nicette era assim pra mim".

"Se alguém olha uma foto dela e imagina como ela deve ser, eu digo que você acertou. Ela era exatamente assim. Muito transparente."

Ronnie Von em entrevista à CNN no domingo (20)

O cantor e grande amigo da família, Ronnie Von, disse que preferia falar sobre o lado humano da Nicette e sua família do que de sua carreira. "Eles eram um casal absolutamente ajustado, vc sentia amor em cada gesto, em cada pegada de mão. Quantas vezes no nosso programa eles iam, ela sem o Paulo ou Paulo sem ela, eu sentia eles pela metade".

"Eu recebi da Beth uma mensagem pedindo para que nós orássemos por ela. Quando eu fiquei sabendo que a coisa já tinha partido pra hemodiálise, eu fiquei de fato bastante preocupado porque sei que muitas vezes esse é um caminho sem volta. Mas de qualquer maneira ainda tinha esperança."

Homenagens nas redes sociais

Nas redes sociais, diversos colegas de trabalho homenagearam a atriz.

O apresentador Serginho Groisman, no Instagram, destacou Nicette como "uma atriz maravilhosa que sempre lutou pelo teatro". "Quem conheceu sabe de sua gentileza, força e talento", registrou.

A atriz Fernanda Paes Leme lembrou o casamento de Nicette com o também ator Paulo Goulart — ele morreu em 2014. No Twitter, Fernanda publicou uma foto do casal.

"Ela esta indo para o lado do seu grande amor e será recebida com todo afeto que merece. Descanse, Nicette", homenageou.

O casal também foi lembrado por Otaviano Costa em publicação no Facebook. Em mensagem, o apresentador citou "dois seres humanos ímpares", que "fazem parte de nossas vidas".

"Foi ao encontro do meu querido amigo e seu tão amado Paulo. Aliás, tive a honra, sorte de ter trabalhado e convivido com estes dois seres humanos ímpares. Únicos. O Brasil os tem como alguém de nossa convivência. Perdemos alguém próximo. Uma parente. Assim era/é o casal Nicette e Paulo Goulart. Eles fazem parte de nossas vidas. Que Deus conforte sua linda família e lhes dê o conforto para que encontrem, através da fé e do absoluto amor, toda compreensão pela partida desta grande mulher, mãe, atriz e muito mais, que tanto nos encantou pelos palcos e TVs. Descanse em paz, com seu Paulo, querida Nicette. Vocês sempre farão falta."

Maitê Proença fez questão de destacar a bondade de Nicette Bruno.

O ator Thiago Fragoso classificou Nicette como "uma atriz absolutamente excepcional" e "dona de uma energia ímpar".

Murilo Rosa foi mais uma a homenagear "Dona Nicette" lembrando o longo relacionamento com Paulo Goulart.

No Facebook, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) destacou Nicette como "uma brasileira que fez parte de nossas vidas". "Meus sentimentos à sua família, aos amigos e aos que tiveram o privilégio de conviver com ela", registrou.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), se disse triste com a notícia e mandou uma mensagem a amigos e familiares da atriz.

Paula Burlamaqui lamentou a "perda irreparável" em postagem no Instagram e lembrou o trabalho das duas na novela Órfãos da Terra (2019).

Bruna Lombardi lamentou e disse que "Ppoucas pessoas foram tão queridas, tão amadas, pela família, pelos colegas, pelo público" quanto Nicette Bruno.

Regiane Alves lembrou a parceria com Nicette Bruno em A vida da gente (2011).

Vera Holtz, por sua vez, lembrou a "linda trajetória" da atriz.

Deborah Secco se disse com o "coração partido com este adeus" e publicou uma foto ao lado de Nicette.

Thelma, vencedora do BBB 20, publicou no Twitter: "Meus sentimentos aos familiares e amigos de Nicette Bruno, que eles se sintam amparados e acolhidos nesse momento de dor".

O apresentador Reinaldo Gottino noticiou o fato e enviou os sentimentos à família da atriz em mensagem no Facebook.

Já Luiz Bacci, também no Facebook, disse que a atriz "vai fazer falta".

A apresentadora Sabrina Sato a morte de "uma grande atriz, uma grande mulher", e desejou força aos filhos de Nicette: Beth Goulart, Bárbara Bruno e Paulo Goulart Filho.

Perdemos uma grande atriz, uma grande mulher, a dona desse sorriso lindo e contagiante.
Força, Beth Goulart, Bárbara Bruno e Paulo Goulart Filho.
Que Deus conforte o coração de toda a família. pic.twitter.com/FQyCYwOn6t

-- Sabrina Sato Rahal (@SabrinaSato) December 20, 2020

A apresentadora Fátima Bernardes disse ter sido uma honra conhecer Nicette e lamentou a saude que a atriz está deixando.

A atriz Alessandra Negrini relembrou o sorriso de Nicette e os seus primeiros momentos na televisão "ela era minha tia Zezé".

Angélica postou um trecho de uma entrevista de Nicette para o Vídeo Show, e relembrou sua relação com a atriz:

Flávia Alessandra também lamentou a perda da colega: "Pessoa alegre, de coração lindo e generoso".

Fabio Assunção relembrou sua experiência com a covid-19 e aconselhou os seguidores: "Não passe a se importar apenas quando a doença chegar perto de você ou dos 'seus'."

Complicações da covid-19

A atriz Nicette Bruno morreu hoje, aos 87 anos. Ela estava internada desde o dia 26 de novembro, com covid-19.

A informação foi confirmada pela Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, onde a atriz estava sendo tratada. "Nicette morreu hoje, às 11h40, devido a complicações decorrentes da covid-19. O hospital se solidariza com a família neste momento", diz a nota da instituição.

De acordo com boletim divulgado mais cedo, o quadro clínico da atriz havia piorado e era considerado muito grave. Ela estava na UTI.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Doçura, batalhadora, saudade: famosos se despedem de Nicette Bruno - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


TV e Famosos


Tá Bombando!