Topo

Vice Miss filipina de 23 anos morre; polícia suspeita de estupro coletivo

Christine trabalhava como aeromoça e foi encontrada desacordada dentro da banheira de um hotel no dia 1º - Reprodução/Instagram/@xtinedacera
Christine trabalhava como aeromoça e foi encontrada desacordada dentro da banheira de um hotel no dia 1º Imagem: Reprodução/Instagram/@xtinedacera

Do UOL, em São Paulo

05/01/2021 16h27Atualizada em 05/01/2021 17h42

Christine Dacera, 23, foi encontrada desacordada na banheira de um quarto do hotel City Garden nas Filipinas. Os amigos da comissária de bordo, que foi a vice-campeã do concurso Miss Silka Davao em 2017, a levaram ao hospital, onde a jovem foi declarada morta. A polícia suspeita que Christine tenha sido vítima de um estupro coletivo na virada do ano e prendeu três homens por suspeita de estupro e homicídio contra a jovem. Outros nove suspeitos seguem foragidos. Segundo a polícia, três dos suspeitos se diziam amigos da vítima.

Christine com a faixa de 1º runner-up (primeira vice-campeã, em português) do concurso Miss Silka Davao 2017 - Reprodução/Facebook/Miss Silka Davao 2017 - Reprodução/Facebook/Miss Silka Davao 2017
Christine com a faixa de 1º runner-up (primeira vice-campeã, em português) do concurso Miss Silka Davao 2017
Imagem: Reprodução/Facebook/Miss Silka Davao 2017

Segundo o jornal local Manilla Times e o site The Sun, Christine comemorava o Ano-Novo com alguns amigos dentro do hotel City Garden. Rommel Galida, "amigo" da aeromoça e detido por suspeita na participação do crime, disse que por volta das 10h (horário local) encontrou a mulher dormindo na banheira. Ele, então, afirmou que a cobriu com um cobertor e voltou a dormir.

Horas depois, Rommel afirma que acordou e encontrou a jovem dentro da banheira, desacordada, e começando a ficar roxa. Os amigos de trabalho de Christine, que também comemoravam o Ano-Novo com ela no hotel, fizeram massagem cardíaca para tentar reanimá-la, mas a jovem não respondeu às tentativas.

Três amigos e outros funcionários do hotel levaram Christine ao hospital, porém, os médicos declararam a morte da mulher assim que ela chegou à unidade de saúde.

Investigadores contaram que o corpo de Christine tinha hematomas, contusões, arranhões e cortes pelo corpo, incluindo as coxas, joelhos e braços. O coronel Harold Depositar, chefe da polícia de Makati, disse ao site News Strait Times que a vítima ainda tinha "lacerações e esperma em sua genitália", o que reforçou os indícios de estupro.

Polícia procura foragidos

A polícia local informou que acusou 12 homens provisoriamente por estupro e homicídio de Christine. Depositar disse que a acusação provisória contra os homens foi enviada à promotoria ontem. A acusação aponta que os suspeitos estavam em quartos adjacentes ao da aeromoça no momento da morte dela.

Depositar explicou que a acusação ainda é provisória já que a promotoria aguarda os resultados detalhados da autópsia e o relatório toxicológico da jovem para acusar formalmente os suspeitos.

"Apenas três deles [suspeitos] eram amigos de Dacera. Os outros eram praticamente estranhos para ela, pois eram conhecidos apenas por seus três amigos."

Os detidos são John Pascual Dela Serna III, 27; Rommel Daluro Galido, 29; e John Paul Reyes Halili, 25. Eles foram acusados pelo estupro de Christine no processo de inquérito no Ministério Público da cidade de Makati. O trio está preso sob custódia policial, enquanto os demais seguem foragidos.

O general Debold Sinas explicou que a polícia segue fazendo diligências para prender os foragidos.

Família contesta causa da morte

A família de Christine disse hoje que acredita que mais sete indivíduos podem estar envolvidos na morte da aeromoça, que trabalhava na companhia aérea Philippines Airlines, e ainda contestam o resultado da autópsia que aponta aneurisma como a causa da morte da jovem.

"Há pelo menos sete suspeitos não identificados que precisam ser presos, investigados e, se for o caso, devem ser processados", disse Brick Reyes, porta-voz da família de Christine.

Brick apontou que esses sete homens também estavam em um quarto próximo ao da vítima. Além disso, o porta-voz contou que a família está cogitando entrar com uma ação contra o hotel.

Os familiares da vítima também pediram outra autópsia depois que a certidão de óbito apontou que a vítima morreu em razão de um aneurisma.

"Que tipo de autópsia é essa? Por que não especificou as outras lesões? Não está completo para nós. Talvez o aneurisma fosse uma causa próxima, mas também é muito possível que isso pudesse ter sido desencadeado pelo ataque a Christine antes de sua morte", acrescentou Brick.

O Departamento de Justiça filipino informou hoje que os fugitivos podem ser impedidos de deixar o país.

"Por enquanto, deixaremos a polícia cuidar do caso, assim que eles registrarem uma reclamação na promotoria, podemos emitir uma ordem de alerta de viagem para o Escritório de Imigração", disse o secretário de Justiça, Menardo Guevarra, aos jornalistas.

Em entrevista ao 24 Oras, Sharon Dacera, mãe da vítima, disse que acreditava que a filha estaria segura na festa.

"Eu não tinha nenhuma presunção de que algo iria acontecer com minha filha porque ela estava com outros comissários de bordo. Por que eles tinham que fazer isso com minha filha? Eu quero buscar justiça."

Redes sociais

A última publicação de Christine nas redes sociais foi no dia 28 de dezembro. Com os ombros apoiados ao lado da porta de um avião da companhia, a jovem usava uma máscara facial, touca e roupa especial como medida de proteção à covid-19.

"Último voo para este ano e tanto", escreveu Christine.

No Instagram, Christine tinha mais de 113 mil seguidores e alguns deles lamentaram a morte da jovem na rede social.

"Obrigado por compartilhar sua bela alma Tine, voe alto. Estamos orando por você!", disse uma pessoa. "Descanse em paz. Espero que a justiça possa servir em breve", comentou outra. "As mais profundas condolências à sua família, amigos, colegas e a todos que a conheciam. Descanse em paz", escreveu uma terceira.