Topo

Lady Gaga pede impeachment e quer ver Trump perder direitos políticos

Lady Gaga apoiou Joe Biden na eleição norte-americana - Reprodução
Lady Gaga apoiou Joe Biden na eleição norte-americana Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

08/01/2021 10h28

Lady Gaga se pronunciou no Twitter, na madrugada de hoje, sobre a invasão do Capitólio norte-americano na última quarta-feira. O ato realizado por apoiadores de Donald Trump, incitados por discursos do próprio presidente, foi qualificado como "terrorismo" pela popstar.

Eu espero que estejamos focados em passar o impeachment de Trump, para que o Congresso possa optar por desqualificá-lo de futuras eleições. A 25ª Emenda não impede que ele concorra novamente no futuro. Ele incitou terror nos EUA -- precisamos de mais violência? Isso é terrorismo."
Lady Gaga condena Donald Trump

Gaga está correta sobre os mecanismos possíveis para remover Trump: caso seu impeachment seja confirmado, o Congresso norte-americano poderá optar por suspender ou não os direitos políticos do presidente; com a ativação da 25ª Emenda, normalmente usada para remover temporariamente presidentes incapazes de cumprir suas funções, esta não é uma opção.

A dona de hits como "Bad Romance" e "Poker Face", no entanto, ofereceu também um pouco de esperança aos seguidores, citando as eleições para o senado na Georgia, ocorridas horas antes da invasão do Capitólio, onde dois candidatos democratas venceram.

Eu acredito que a mudança que tantos de nós desejamos existe no trabalho de mulheres negras na Georgia. A supremacia branca respondeu, como sempre faz, com poucas repercussões, na última quarta-feira. Mas isso não vai invalidar o trabalho delas."
Lady Gaga oferece esperança aos seguidores