Topo

Anitta se defende de críticas por exaltar SUS: 'Não nasci em berço de ouro'

Anitta em show na Times Square, em Nova York - Gary Hershorn-Pool/Getty Images
Anitta em show na Times Square, em Nova York Imagem: Gary Hershorn-Pool/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

09/01/2021 16h36

Anitta sentiu necessidade de se defender hoje, no Instagram, horas depois de contar os elogios que fez ao SUS (Sistema Único de Saúde) em conversa com um taxista dos Estados Unidos. Ela foi criticada por não usar o sistema público, mas rebateu dizendo que não nasceu em "berço de ouro".

Acordei sabendo que virei uma polêmica porque falei do SUS. Número um: o SUS não é só isso, já foi falado isso 750 mil vezes. Número dois: não nasci em berço de ouro, tá, gente? Já fui em hospitais públicos 750 milhões de vezes na minha vida. Inclusive, tem pouquíssimos anos que eu tenho plano de saúde particular. Eu e minha família. Tá bom? Durante muitos anos era o público. Beijão!

Uma pessoa escreveu no Instagram: "Até parece que ela usa o SUS". Mauro Machado (o "Painitto"), pai de Anitta, a defendeu: "Não usa, ela está ajudando a não lotar mais ainda. Concorda que ela paga duas vezes? Paga o [plano] particular e paga os impostos".

Segundo Anitta, este foi o papo com o motorista dos Estados Unidos:

O primeiro assunto que o motorista puxou comigo hoje foi sabe o quê? A vacina que já tem no Brasil. Uhum! Não vou mentir que fiquei me gabando. Falei: 'é, porque no Brasil temos o SUS, que é um sistema público de saúde... a gente tem o Butantan!'. Aí ele falou: 'é eu sei, aqui é complicado, tem que ter um dinheirão, tal tal tal...' Pois é. no Brasilzão é isso aí.

Empolgada com a perspectiva de uma vacina contra o novo coronavírus, Anitta havia brincado que faria campanha para o Instituto Butantan como um jeito de "furar a fila" da vacinação. Ela ainda ironizou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao dizer que não viraria "jacaré" com a imunização.