Topo

Iced Earth: membro é procurado pelo FBI após caso Capitólio; banda faz post

Foto que comprovaria a participação do guitarrista do Iced Earth, Jon Schaffer, na invasão ao Capitólio - Reprodução/FBI
Foto que comprovaria a participação do guitarrista do Iced Earth, Jon Schaffer, na invasão ao Capitólio Imagem: Reprodução/FBI

Do UOL, em São Paulo

09/01/2021 20h55Atualizada em 11/01/2021 13h57

O guitarrista e principal compositor da banda de metal Iced Earth, Jon Schaffer, entrou para uma lista do FBI após o Congresso dos Estados Unidos ser invadido por apoiadores do presidente Donald Trump, na última quarta (6). A banda se manifestou hoje no Instagram em post do baixista Luke Appleton.

Ao lado de dezenas de extremistas, Schaffer é procurado por "entrada ilegal no edifício do Capitólio dos Estados Unidos" após uma suposta foto do músico ser tirada na capital federal. O guitarrista está em 25º lugar em uma galeria de procurados pelo FBI especificamente neste caso.

Na seção 'Mais Procurados' do site do FBI, a imagem de Schaffer encontra-se na subcategoria "buscando informações". Vale ressaltar que a lista na qual está o guitarrista não deve ser confundida com o tradicional quadro dos 10 mais procurados do FBI.

Conforme salienta o TMZ, a suposta presença do guitarrista no protesto não pode ser tratada com grande surpresa.

Ele é um grande apoiador de Trump e advertiu no mês passado, durante um protesto após a vitória do democrata Joe Biden como novo presidente dos EUA, que ele e mais pessoas e estavam prontos para a violência se fosse necessário, contou o site.

Banda se manifesta

O baixista do Iced Earth, Luke Appleton, divulgou uma nota conjunta com seus outros companheiros de banda sobre o suposto envolvimento de Jon Schaffer. Apesar de condenar a violência vista nesta semana, a banda não comentou sobre o futuro de Schaffer e nem a suspeita da participação dele no ato.

"Alguns de vocês estão preocupados com o nosso silêncio, que compreendemos. Precisamos de algum tempo para processar adequadamente as informações e descobrir alguns fatos antes de fazermos uma declaração", escreveu o grupo.

"Nós absolutamente não toleramos nem apoiamos tumultos ou atos de violência nos quais os manifestantes estiveram envolvidos em 6 de janeiro no edifício do Capitólio dos Estados Unidos. Esperamos que todos os envolvidos naquele dia sejam levados à Justiça para serem investigados e responder por suas ações", acrescentou.

A banda ainda lamentou as mortes durante a ação de extremistas. "Apenas saiba que estamos com você em seu choque, tristeza e dor. Muito amor para todos vocês."